ATPS ELETRONICA DIGITAL 1

Páginas: 5 (1137 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2014




UNIPLI / ANHANGUERA EDUCACIONAL
CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO








ATPS – ELETRÔNICA DIGITAL









Apresentação de trabalho à UNIPLI/Anhanguera Educacional da disciplina Eletrônica Digital do curso de Engenharia de Controle e Automação sob a orientação do professor Ednardo Miranda.








RA
Nome Completo
Curso
Série
Sala
5660120618WANDERSON LONTRA LOPES DE OLIVEIRA
Eng. Autom.

J206



















































NITERÓI
2014






INTRODUÇÃO:

As portas lógicas são componentes básicos da eletrônica digital. Elas são usadas para criar circuitos digitais e até mesmo circuitos integrados complexos. Em eletrônica digital apenas dois niveissão permitidos, “0” e “1”. Zero representa tensão de 0 V, enquanto que “1” representa uma tensão de 5 V no padrão TTL.
Assim as portas lógicas são capazes de realizar diversas operações matematicas,para desenvolvimento da lógica digital.

Famílias lógicas CMOS: A tecnologia MOS é normalmente a preferida para a implementação de circuitos mais complexos, quer por apresentar menores requisitos deárea por transístor, quer por apresentar menor consumo.
TTL e CMOS constituíram as alternativas principais durante muitos anos, mas a evolução tecnológica permitiu o aparecimento regular de outras soluções de compromisso entre a velocidade e o consumo:
Em CMOS, temos as variantes HC (high-speed CMOS) e HCT (compatível pino a pino com os TTL).

CMOS significa Complementary Metal OxideSemiconductor (Semicondutor de Óxido-Metal Complementar), usa tanto FETs canal-N quanto canal-P no mesmo circuito, de forma a aproveitar as vantagens de ambas as famílias lógicas.
As características principais desta família são o reduzido consumo de corrente (baixa potência), alta imunidade a ruídos e uma faixa de alimentação que se estende de 3V a 15V ou 18V dependendo do modelo.


PORTA AND:

Essaporta realiza a operação AND que consiste em uma multiplicação binária de suas duas ou mais entradas (que na prática é a mesma da realizada com números decimais, ao qual você já está acostumado). Caso tenhamos duas entradas e elas sejam iguais a 1 e 1 teremos 1 na saída porque 1 x 1 = 1, para todas as outras possibilidades teremos 0 na saída, já que pelo menos uma das entradas será sempre 0, equando multiplicamos algo por 0 o resultado é sempre 0 (veja a tabela verdade abaixo).

















Porta lógica E (AND)
ANSI
IEC
Expressão da função




S = A x B

Tabela de verdade da função E
A
B
S
0
0
0
0
1
0
1
0
0
1
1
1




PORTA OR:

Ao realizar uma operação OR a porta lógica executa uma adição binária de suas duas ou mais entradas. Cuidadoao realizar a soma, pois nesse tipo de adição 1+1 não é igual a 2 (já que o número 2 não existe em um sistema binário), e sim igual a 1. Dessa maneira, em uma porta com duas entradas e com valores 0 e 1 teremos como saída 1, já que 0 + 1 = 1. Somente teremos zero em sua saída quando todas as entradas forem iguais a 0. Em resumo, enquanto houver pelo menos um valor 1 em qualquer uma de suasentradas a saída será sempre 1 (como na tabela verdade logo abaixo).












Porta lógica OU (OR)
ANSI
IEC
Expressão da função





S = A + B



Tabela de verdade da função OU
A
B
S
0
0
0
0
1
1
1
0
1
1
1
1



PORTA NOT:

A portaNOT tem como saída a inversão de sua única entrada, ou seja, se sua entrada for o nível lógico 1, sua saída será 0 e vice versa. Para visualizar todas as possíveis entradas e suas respectivas saídas resultantes, utilizamos uma tabela chamada de tabela verdade. Aqui damos o nome de A para sua entrada e NOT A para a sua saída.


Porta lógica NEGAÇÃO (NOT)
ANSI
IEC
Expressão da função...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS ELETRONICA DIGITAL
  • Atps eletronica digital
  • Atps eletronica digital
  • atps eletronica digital combinaçional
  • Atps de eletronica 1
  • Atps de eletronica 1
  • Atps Eletronica 1
  • Eletrônica digital

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!