atps eletroca

3413 palavras 14 páginas
Relatório 1 – Modelos de Equipamentos Ultrabooks e Tablets

1.1 Introdução a Arquitetura de Computadores
Acredita-se que a computação originou-se da década de 40, mas muito tempo antes o homem já criava mecanismos manuais que o auxiliavam na realização de cálculos. Inicialmente utilizou seus dedos originando o sistema decimal, logo para auxiliar esse método passou a se utilizar gravetos, pedras ou marcas na parede, onde se tornou necessário para contar o tempo e delimitar as épocas de plantio e as colheitas.
Atualmente computador é uma máquina constituída por componentes físicos ou hardwares formados por circuitos integrados, cilindros eletromagnéticos e transistores, constituído também de componentes lógicos ou softwares os quais tem a capacidade de controlar os dispositivos físicos permitindo a realização de cálculos lógicos e aritméticos, tendo como objetivos coletar, processar, criar, armazenar e distribuir diversos tipos de informações.
Segundo MONTEIRO, M. A. (2007), a busca de técnicas mais eficazes de processamento de dados, aliada ao natural avanço tecnológico de diversos ramos da atividade, como a eletrônica e a mecânica, conduziu o mundo ao desenvolvimento de computadores capazes de coletar, armazenar e processar dados muito mais rapidamente que os antigos meios manuais.
Os computadores inicialmente eram utilizados para realizar cálculos complexos e aplicações especificas, popularizando-se com o surgimento dos microcomputadores, que são utilizados para atividades básicas do dia a dia que exigem baixa capacidade recursos físicos, quando esses são portáteis chamam-se notebook, netbook, smartphone ou tablete. Há também os servidores que exigem maior capacidade de recursos e sistemas específicos para prover serviços a outros computadores. As estações de trabalho são utilizadas para atuação profissional e atividades de produção de bens e serviços. Contudo os mainframes oferecem serviços de processamento

Relacionados