Atps Egmsd 7a Resist Ncia 2 Tex 2 2

1122 palavras 5 páginas
Apresentação

As Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) propõe pesquisas acompanhadas e auxiliadas pelos professores das matérias destinadas. Este tipo de atividade contribui para que as matérias possam ser desenvolvidas de uma maneira mais prática, fazendo com que os integrantes se disponham a entrar profundamente nas pesquisas e fazer suas próprias descobertas a partir dos conceitos vistos em sala de aula.
A importância das etapas e passos apresentados na matéria de Resistência dos Materiais 2 atinge pontos altos direcionados à Engenharia Mecânica. Os objetivos a serem atingidos estão voltados para as pesquisas e aplicações diretas em projetos, a utilização de normas técnicas no desenvolvimento do produto.
Na Etapa 1 apresentamos o conceito de análise de tensões e deformações ocorridos num elemento mecânico. A esquematização do estado plano tensão (EPT) do corpo, a resolução da tensão normal e cisalhamento na fase obliqua do triangulo do elemento determinado. Representação gráfica do triangulo de força.
Na Etapa 2 temos o conceito de circulo de Mohr. Conforme as análises vistas, a resolução do ponto sobre tensões normais e de cisalhamento, pelo método citado.

Etapa 1
Análise das tensões e deformações

Na maioria das vezes os elementos mecânicos são extensos e possuem o mínimo de espessura. Estão sempre sujeitos a cargas axiais aplicadas nas extremidades. Quando projetado, é necessário determinar a distribuição de tensão que age em sua seção transversal, afirma Russel Hibbeler (2010).

Figura 1 – Seção transversal.
Fonte: HIBBELER, 2010, p. 16.

Para Russel Hibbeler (2010), esta barra submetida a tensão constante, apresentará uma deformação uniforme. A área na seção transversal está submetida a uma força, a soma desta atuante na seção transversal é equivalente a força resultante interna p.

Onde, A representa a área da seção transversal; P a força normal interna resultante ; representa tensão normal.

Figura 2 – Seção transversal.
Fonte:

Relacionados