ATPS EDUCA O N O FORMAL

3386 palavras 14 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PEDAGOGIA

Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares

SANTO ANDRÉ / SP
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares

SANTO ANDRÉ / SP
2015
INTRODUÇÃO

O trabalho trata-se de uma reflexão sobre as Formas de ensino em diversos meios de Educação Não Formal aplicado a ambientes não Escolares; abrangendo a importância e da necessidade da educação não formal, na sociedade atual.
Segundo o vídeo Roda de Conversa da MAGISTRASEE/MG, algumas escolas têm trabalho de Educação em espaços não formais em que levam os alunos a passeios a ambientes diretivos sem a preocupação da imposição da “matéria” a ser aprendida em que o aluno/ educando transforma o conhecimento através da vivencia e encantamento através da motivação individual e as experiências que eles adquirem em cada lugar fora da Instituição sem preocupações com nota ou imposição de conteúdo.
A Educação Formal é aquela que aprendemos em Instituições com rotina, com local único, horário e de entrada e saída além da cobrança de resultados. A Educação não formal a qual chamamos também de Educação Informal, os alunos aprendem em outras instancias sendo em sua própria casa (família), bairro, amigos, igreja, clubes, viagens, empresas e convívio social em geral.
A Educação formal é conceituada da Instituição Escola e na Educação Informal em qualquer ambiente não escolar em que se é possível se socializar e transferir conhecimento além de recebê-lo. Podemos dizer que a aprendizagem Não Formal é uma aprendizagem que fica guardada em nossa memória e são aprendidos todos os dias cotidianamente.
Segundo Ministério da Educação Ensino de Nove Anos:
“... o plano informal das brincadeiras possibilita a construção e a ampliação de competências e conhecimentos nos planos da cognição e das interações sociais, o que certamente tem consequências

Relacionados

  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas