ATPS Educa O Especial

Páginas: 10 (2479 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

EDUCAÇÃO ESPECIAL

ANDREA ALONSO 3303502897
CLAUDIA ROSA 3340561535
FABIANA SANTIAGO 3333548646
ISABEL MORILLO 2307357888
PATRÍCIA SECATO 3328536185





SANTO ANDRÉ
2014





Introdução






Neste trabalho temos o desafio de mostrar um pouco da realidade da Educação Especial onde observamos o empenhodos órgãos Federais, Estaduais e Municipais em criar formas e meios para a inclusão de crianças nas escolas. Perceberemos que mudanças são feitas para que todos entendam que o que separa uma criança sem necessidades especiais de outra que possui necessidades especiais na área de aprendizagem é o fator tempo. O papel dos órgãos será adaptar espaços e capacitar pessoas para que o compromisso dealcançarmos essas crianças seja cumprido.

O nosso papel é abraçar a causa e vencer o preconceito ao qual chamamos de “medo”




















O que é inclusão?

A educação inclusiva é uma ação educacional humanística, amorosa, mas, não compadecida, que percebe o aluno em sua singularidade e que tem como objetivos o desenvolvimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos.

Pode-se dizerque a educação inclusiva teve seu início em 1948 com a Declaração dos Direitos Humanos e com a promulgação da Constituição Federal de 1988, constituição esta que é conhecida como “Constituição Cidadã”. Dentre outros, tem-se ainda a Convenção de Salamanca (1994), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/96 e mais recentemente, em 2008 a Política Nacional de Educação Especial naPerspectiva da Educação Inclusiva. Todos estes quatro documentos colaborados com a ideia da educação ser um direito de todos os “seres humanos em mesmo nível de igualdade e responsabilidade”. A ideia é que as crianças com necessidades educativas especiais possam frequentar as escolas de ensino regular. A Meta da inclusão mostra um progresso da cultura ocidental, defendendo que nenhuma criança deveser separada das outras por apresentar alguma espécie de deficiência.  Do ponto de vista pedagógico esta incorporação assume a vantagem de existir interação entre crianças, procurando um progresso em conjunto. No entanto, surge uma grande dificuldade por parte das escolas em conseguirem integrar as crianças com necessidades especiais devido à necessidade de criar as condições apropriadas.

Estamosvivenciando um momento em que mundialmente se fala na inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, na rede regular de ensino. Sabemos que a legislação é explícita, quanto à obrigatoriedade em acolher e matricular todos os alunos, independente de suas necessidades ou diferenças. É importante ressaltar que o aluno com necessidades educacionais especiais tenha condições deaprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades de realizações. Desta maneira, é essencial, que os sistemas de ensino se organizem para que além de garantir essas matrículas, garantam também à permanência de todos os alunos, sem perder de vista qualidade do ensino.


As principais características da escola inclusiva

Primeiramente, transformar a escola em um espaço democrático que trabalhe afavor do diálogo sadio e da boa convivência com todas as diferenças que envolvem a vida em sociedade: diferenças de gênero, diferenças sexuais, diferenças raciais, diferenças culturais, diferenças religiosas, diferenças sociais e finalmente, diferenças de opinião e pensamento. A escola inclusiva não é feita apenas de boas intenções, é feita de ações concretas, dando a todas as crianças o aprendizado.A construção da escola inclusiva é um projeto coletivo, que passa por uma reformulação do espaço escolar como um todo, desde espaço físico, dinâmica de sala de aula, passando por currículo, formas e critérios de avaliação. É o que chamamos de Inclusão com responsabilidade, que exige comprometimento com o processo educacional por parte de todos que nele estão envolvidos: pais, professores,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atps educa o especial atualizada
  • Atps De Educa O Especial
  • ATPS Educa O Especial 2015
  • ATPS DE EDUCA O ESPECIAL
  • ATPS EDUCA O ESPECIAL
  • ATPS Educa o Especial 1
  • ATPS de Educa o Especial pronto
  • Etapa 1 Educa Ao Especial Atps

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!