Atps Educação e Diversidade

Páginas: 7 (1573 palavras) Publicado: 30 de maio de 2014


Sumário
















INTRODUÇÃO

Neste trabalho falaremos sobre gênero e os problemas de desempenho escolar.
Veremos também o posicionamento da sociedade e sua influência sobre o que é próprio ou impróprio para meninos e meninas.
Quais as dificuldades enfrentadas pelos meninos em sala de aula, preconceitos que sofrem e qual o papel da escola em relação a isso.ETAPA 3: Aula tema: Gênero na sala de aula e o desempenho
escolar.

Passo 1:

1- Pesquisar sobre gênero e sua influência no desempenho escolar dos alunos, tendo como base a seguinte bibliografia abaixo:
2- Elaborar um texto (1 a 3 páginas) com as principais ideias definidas pelos autores

Bibliografia sugerida:
Utilizar a referênciabibliográfica da disciplina:

MOREIRA, Antonio F.B.:CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo.1ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
Passo 2:

1- Procurar charges, textos e imagens presentes em anúncios e propagandas, gravuras e imagens presentes em livros didáticos, que ilustrem ou evidenciem as diferenças de tratamento entre os gêneros, discutindo os estereótipos mais presentes.
2- Selecionar as maisinteressantes, para servir de exemplo comentando para a realização do Passo 3, descrito a seguir.
Passo 3:
1- Fazer uma reflexão sobre os estereótipos de gênero, presentes no cotidiano da escola (em relação ao desempenho, atividades, divisão de tarefas, entre outros).
2- Redigir um texto(1 a 3 páginas) sobre a importância de um trabalho educativo que perpasse toda a prática pedagógica, voltado paraa superação dos preconceitos.





Gênero na sala de aula

Dentro do universo da educação quando falamos de gênero surgem logo assuntos ligados a sexualidade e também ao fato incontestável de que a maioria dos professores são mulheres. Óbvio que se trata da realidade das escolas e merecem atenção mas, não constituem o único ponto de análise e discussão desse tema.
O alvo principal sãoos problemas de desempenho escolar ou as dificuldades de aprendizagem.
Precisamos entender o poder das relações a partir dos assuntos ligados ao gênero que constituem todo pensamento, posicionamento e opinião da sociedade desde sempre e a influência que fez essa sociedade, por meio de símbolos, rótulos e códigos de conduta, estabelecer o que é próprio de menina e o que é característica única demenino e como toda essa herança permeia a vida das crianças na escola.
Em primeiro lugar, como já citado acima, gênero não trata apenas de sexo ou sexualidade. É mais amplo que isso. Trata-se de tudo que se diz respeito aos assuntos e coisas que envolvem homens e mulheres numa sociedade em termos de comportamento, desenvolvimento, desempenho e postura de cada um em situações especificas.A realidade de nossas escolas

Problemas com desempenho e aprendizagem podem ser muitos, podem ser complicados e variados, portanto, necessita-se analisar mais do que o comportamento em sala de aula, pois sua origem pode estar na estrutura familiar, ou social, por exemplo, e não ser apenas dificuldade de assimilação.
Pesquisas mostram que as mulheres estudam e se formammais que os homens de maneira geral, e que os meninos tropeçam mais que as meninas, pois são agitados, desleixados, desorganizados e até mesmo pouco limpos em relação ao material escolar.
Nas camadas mais populares os meninos começam a trabalhar mais cedo para ajudar as famílias e são maioria no mercado de trabalho o que explica o baixo rendimento escolar até certo ponto.
As meninas sãoconsideradas mais submissas, organizadas, limpas e comprometidas.
Qual é a imagem ideal ou o perfil ideal do bom aluno?
Essa é exatamente a resposta que procuramos.
Ainda é comum na escola os meninos sentirem uma certa obrigação de afirmarem sua masculinidade por meio da agressividade a autoridade dos professores através da rebeldia e a o mesmo tempo, meninas que apesar do ótimo comportamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps educação e diversidade
  • atps educação e diversidade
  • Atps educaçao e diversidade
  • ATPS – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
  • Atps educação e diversidade
  • atps educação e diversidade
  • Atps educação e diversidade
  • Atps educação e diversidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!