atps educação e diversidade

Páginas: 10 (2281 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013


UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

Acadêmica:

Luana Linares Mostachio RA: 371569
E-mail: luh_h_mostachio@hotmail.com

Roseli Francisca Oliveira RA: 364069









LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS






Eldorado – MS
2012




UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
CENTRO DEEDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA


Acadêmica:

Luana Linares Mostachio RA: 371569
E-mail: luh_h_mostachio@hotmail.com


Roseli Francisca Oliveira RA: 364069










LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia, segundo semestre, para obtenção denota parcial da disciplina Língua Brasileira de Sinais da Educação da Universidade Anhanguera – UNIDERP do Polo de Eldorado MS, ministrado pela professora EAD Lilian Cristine Ribeiro Nascimento

Eldorado – MS
2012



1º Temática da Surdez em seu Aspecto Médico, cultural e social, e sobre a Libras e a cultura surda em seus aspectos
Quando falamos em deficiência auditiva, é necessáriacompreender o que é surdez, para que possamos compreender as implicações desta deficiência no vida pessoal e social de um indivíduo. Sendo assim iniciamos as nossas reflexões acerca deste tema destacando o que pontua Rodrigues (2008):
[...] segundo a FENEIS (Federação Nacional dos Surdos), o surdo-mudo é a mais antiga e incorreta denominação atribuída ao surdo, e infelizmente ainda utilizada em certasáreas e divulgada nos meios de comunicação. Para eles o fato de uma pessoa ser surda não significa que ela seja muda. A mudez é outra deficiência. [...]

O surdo é o indivíduo que não tem capacidade de distinguir os sons e ruídos ambientais da vida; que apresenta altos graus de perda auditiva, prejudicando a aquisição da linguagem oral e impedindo a compreensão da fala através da audição.
Comeste pensamento surge o nosso primeiro alerta em relação à surdez: nem todo surdo é mudo e nem todo mudo é surdo, pois o que ouvimos sempre é isto. Precisamos conhecer a deficiência para que possamos compreendê-la. Segundo Fernandes (2003), surdez é a privação parcial ou total do sentido de ouvir. Essa incapacidade pode ser de origem congênita, causada por viroses maternas, doenças tóxicasdesenvolvidas durante a gravidez, predisposição genética etc., ou adquirida, isto é, a pessoa pode nascer surda ou adquirir posteriormente através de uma doença ou acidente.
A intensidade de perda auditiva é medida conforme a intensidade necessária para
amplificação do som, essa medida se dá comumente através de decibéis. As leis números 10.048, de 8 de novembro de 2000, e 10.098, de 19 de dezembro de2000, estabelecem normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, definem a deficiência auditiva como “[...] perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz”.
Decibel (dB) é a unidade de amplificação utilizadapara medir a potência do som. Essa classificação se dá através da correspondência da potência do som que pode ser distinguida do silêncio.
A área da Audiologia em nosso país revela fragilidade no que se refere à formação de recursos humanos. Estados inteiros e algumas regiões de diferentes estados são carentes em profissionais especializados, muitas vezes privando pacientes de se beneficiarem derecursos de tratamentos atualizados por falta do atendimento especializado. A nova concepção em saúde auditiva tenta resgatar junto aos profissionais a educação continuada voltada à prevenção das deficiências auditivas junto à população. Orientações sobre a observação do comportamento auditivo infantil no ambiente domiciliar como primeira identificação da deficiência auditiva, cuidados básicos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps educação e diversidade
  • Atps educaçao e diversidade
  • ATPS – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
  • Atps educação e diversidade
  • atps educação e diversidade
  • Atps educação e diversidade
  • Atps educação e diversidade
  • Atps Educação e Diversidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!