Atps eduação infantil

2733 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

ALESSANDRA SANTOS V. LOPES RA:281157
CAMILA DE OLIVEIRA S. CORREIA RA:267758
KELMA MISSILENE DO LAGO LIMA RA:267820
LILIANE GOMES DA COSTA RA:267590
TATIANE GOMES DA COSTA RA: 267589

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Leitura e Produção de Textos”.

POLO SOBRADINHO-DF
2013
GÊNEROS TEXTUAIS OU DISCURSIVOS

A leitura varia de acordo com a concepção de sujeito, de língua, de texto e de sentido. Ler não significa somente traduzir as palavras contidas em um texto, ou mensagem, é raciocinar e assim interpretar a soma dos significados das palavras e construir sentidos que não estão aparentemente contidos no texto.
É necessário um conhecimento linguístico para obter uma visão critica diante do que se lê, porém tornar-se um leitor ativo é necessário para a compreensão dos gêneros textuais e suas estruturas, bem como obedecer à nova reforma ortográfica. É o modo que dispomos para podermos adquirir informações e desenvolver pensamentos sobre vários outros assuntos e integralizar novas ideias, para facilitar a compreensão das informações contidas nos textos utilizam-se vários métodos e técnicas, como fazer de seus pensamentos palavras, visualizar mentalmente uma imagem sobre o conteúdo para que possam ficar armazenado as informações, fazendo-se das palavras seus pensamentos e projetar na mente a ideia da escrita.
De acordo com Adam e Starr (apud COLOMER, 2002, p.29): entende-se por leitura a capacidade de entender um texto escrito. O significado de um texto não está na soma de significados das palavras que o compõem, nem coincide somente com o que se chama de significado literal do texto. Portanto, durante a leitura de uma mensagem escrita, o leitor deve raciocinar e inferir de forma contínua, captando significados que não aparecem

Relacionados

  • Atps eduação infantil
    1814 palavras | 8 páginas
  • Historia da educação e da pedagogia
    2788 palavras | 12 páginas
  • Ética e relações humanas no trabalho
    3702 palavras | 15 páginas