Atps eduação infantil

1814 palavras 8 páginas
Curso
Pedagogia
Período Letivo
2011/1
Semestre
4º Sem
Disciplina
Organização e Metodologia da Educação Infantil

Nome Tutor Presencial
Nome: Rosa Maria
Nome Professor EAD
Jória Pessoa de Oliveira Silva
Nome Aluno(a) Nome
Camila de Oliveira Santos Corrêa

RA
Número
267758
Atividade Avaliativa Questionário – Disciplina Organização e Metodologia da Educação Infantil

Questões Dissertativas
1. Baseando-se na leitura prévia dos capítulos 1 e 2 (pp.33-54) do Livro-Texto, elaborem uma tabela contendo o significado de cada um desses conceitos, fundamentados na Lei nº 9.394/96 da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). (0,2)
Resposta: A creche (até os 3 anos) apresenta apenas como substituta, limitando-se a desenvolver atividades que restringem o olhar da criança a uma esfera muito imediata. Com isso tem construído um retrato da infância descolado de uma sociedade e de sua cultura específica. Já a pré-escola (5 e 4 anos), mesmo quando em busca de uma identidade própria dentro do sistema de ensino, tem, em geral, adotado uma concepção de ensino individualista e apartada do ambiente social, propondo à criança atividades pouco significativas para sua experiência pessoal, realizadas dentro de rígidas rotinas e em turmas organizadas segundo princípios de seriação. A educação infantil pode atuar, como agente de transmissão de conhecimento elaborados pelo conjunto das relações sociais presentes em determinado momento histórico tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança até o 6 anos de idade, em seu aspecto físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
2. (Enade, 2008 - Pedagogia - adaptada). A professora Renata, de uma turma com faixa etária de cinco anos, leva todos os dias para a sala de aula um livro de literatura infantil e o lê para os alunos. Ao terminar, pergunta qual foi a parte da história que eles mais gostaram e a escreve no quadro. Em seguida, lê em voz

Relacionados

  • Atps eduação infantil
    2733 palavras | 11 páginas
  • Historia da educação e da pedagogia
    2788 palavras | 12 páginas
  • Ética e relações humanas no trabalho
    3702 palavras | 15 páginas