ATPS Economia3

728 palavras 3 páginas
a)Quanto se Compra e quanto se vende
O chocolate tem mercado ativo em qualquer parte do ano, porem tem o pico de sua demanda e oferta em periodos como: Dia das mães, inverno,Pascoa, dia das mães, dia dos namorados e Natal.
Porém dentre todas ocasiões, a que mais se destaca é a páscoa. Onde foi registrado o constante crescimento das fabricas de chocolate da serra gaucha, que registraram um aumento de 39% nos últimos cinco anos.
Na páscoa 2012, as fabricas de chocolate da serra produziram 1,3 mil toneladas, representando um acréscimo de 8% em relação ao ano de 2011. O Consumo do chocolate artesanal representa 20% das vendas.

b ) Comportamento do Consumidor
Nos últimos 10 anos, o consumo de chocolate no Brasil cresceu a uma média de 11% ao ano. O maior poder aquisitivo da classe C é um dos fatores que impulsiona o aumento de consumo.
O consumidor gaúcho se destaca pelo diferencial em relação aos consumidores do restante do país. Segundo pesquisa da PUCRS, 64% dos consumidores gaúchos gostam de ver campanhas publicitárias que retratem a cultura gaúcha e 78% percebem quando determinada marca dá um tratamento diferenciado para o estado, e gostam disso. Ou seja, o consumidor gaúcho é mais orientado por valores regionais, dando preferência as marcas locais.

c ) Influências da economia sobre o ramo de negócio.
O chocolate é o tipo de produto que vende bem o ano inteiro, mas tem seu pico em épocas comemorativas como Páscoa, Dia dos Namorados e Natal. O fato é que, para qualquer comemoração, o chocolate é sempre uma opção de presente a ser dado, por essas razões, uma loja que vende chocolates é sempre uma opção de investimento.

ETAPA 3

a)O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cacau, apesar do clima quente e do alto nível de produtos industrializados, tem demonstrado um potencial de mercado para o chocolate artesanal. Ele tem conquistado uma grande clientela, pois são varias as suas formas. Uma das opções são as embalagens sofisticadas e diferenciadas, destinadas

Relacionados