ATPS ECONOMIA
Disciplina: Economia
INTRODUÇÃO
Economia é a ciência social que estuda como a sociedade administra recursos produtivos (fatores de produção) escassos. Uma ciência necessária as empresas, pois através de seus recursos o administrador pode observar o mercado, o desenvolvimento da empresa e assim tomar as decisões de maneira correta.
Maximizar lucros, compreender a oferta no mercado, a sensibilidade das pessoas referente ao preço do produto, são alguns dos temas abordados neste trabalho que tem como objetivo principal aprender sobre diversas áreas da economia.
CUSTO DE OPORTUNIDADE
A transferência de investimentos destinados à produção de um bem X para a produção de um bem Y gera um Custo de Oportunidade, que é o valor de deixar de produzir parte do bem X para produzir mais do bem Y. Supondo que em uma produção, o bem X seja arroz branco e o bem Y arroz parboilizado. Na alternativa de produzir 30% a mais de arroz branco, diretamente influenciará na diminuição da porcentagem de arroz parboilizado produzido. Neste caso, é de se esperar que os custos de oportunidade sejam estáveis, pois os fatores de produção são os mesmos. Se os processos fossem diferentes, os custos de oportunidade seriam crescentes, já que as possibilidades de produção diminuem, e os fatores produtivos transferidos de X para Y tornam-se cada vez menos aptos para o novo foco de produção. Por serem indiretamente proporcionais, o aumento de produção de Y implica em decréscimos cada vez maiores da produção de X e vice versa.
CULTIVOS DE ARROZ
Conforme dados para plantio de arroz safra 2011/2012, gastaríamos o valor de R$ 1.548,64 por hectare na produção mecanizada, e na produção artesanal o valor subiria para R$ 1.732, 34 por hectare, sendo que se tudo correr bem, clima, adubação, no tempo certo e rendimento na média regional, teríamos uma colheita de 6.000 a 7.000 por hectare, com o preço de venda em torno