atps economia etapa 1 e 2

Páginas: 7 (1532 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2013
SUMARIO
Resumo 02
Etapa 01 03
1. Setor de Calçados no Brasil 03
2. Influencias econômicas 03
3. Comportamento do consumidor 04-05
Etapa 02 06
1. Custos 06
2. Custos em termos Monetários 06
3. Custo médio praticado pela concorrência 06
4. Analise critica individual 06-07
5. Conclusão da analise critica 07
Bibliografia 08RESUMO


Através de pesquisas e conhecimentos adquiridos em sala de aula, podemos desenvolver uma analise econômica sobre o ramo de calçados. Afim de analisar seus problemas econômicos e indicar soluções para resolve-los e auxiliar os gestores a tomarem suas decisões de forma segura de novos investimentos.ETAPA 1

RAMO DE ATIVIDADE
Comercio Varejista
TIPO DE NEGOCIO
Comercio varejista de calçados
PRODUTOS OFERTADOS
Calçados Femininos em geral


A palavra CALÇADO significa: Toda peça de vestuário, feita em geral, de couro, que serve para cobrir e proteger exteriormente os pés.
Entretanto, no mercado calçadista atual vemos o calçado se tornar muito mais que isso. Podemos defini-lo como umapeça fundamental na composição de um vestuário, transmitindo moda, estilo, criatividade, elegância e tantos outros adjetivos que podemos citar para retratar sua importância.

Setor de Calçados – Brasil

O mercado calçadista teve mudanças significativas no mercado nacional a partir dos anos 1990, com o crescimento do mercado chinês no comercio mundial, houve uma abertura no mercado e as condiçõesde produção e concorrência tiveram alterações.
As empresas antes instaladas nos polos calçadistas do interior de São Paulo (Franca) e do Rio Grande do Sul (Vale dos Sinos), passaram a atentar para melhores condições de competitividade e a mão de obra barata no Nordeste e a localização mais próxima da Europa e os Estados Unidos principais destinos das exportações, atraíram investidores. Afim deestimular mais os investimentos do setor na região do Nordeste, os governos dos estados (principalmente na Bahia, no Pernambuco e Ceará) criaram medidas de incentivos fiscais, tendo como objetivo a geração de empregos.
Hoje o Brasil, possui uma solida indústria calçadista, que vem desenvolvendo sua participação no mercado mundial.
Influencias Economicas
No mercado calçadista o Brasil vemassumindo um papel importante na história nas ultimas décadas. No ranking dos maiores produtores, o Brasil aparece como um dos mais destacados fabricantes de manufaturados de couro, sendo ainda reconhecido com um papel importante no mercado de calçados femininos. As exportações vêm crescendo a cada ano, confirmando assim a capacitação para competirmos no comércio internacional.
Na economia brasileira, aindústria calçadista tem sido um importante representante na geração de empregos. Segundo Brasil Calçados 2012 – Relatório Setorial da Indústria de Calçados do Brasil, revelou que dos trabalhadores inseridos na produção industrial em 2011 cerca de 3,3% atua no setor de calçados. No ano passado, chegaram a somar 335,5 mil empregos. Mas mesmo assim, se comparado ao ano anterior teve uma redução de3,2%. Ainda segundo a pesquisa, foi apontado que o setor calçadista nacional reduziu 8,4% o volume de calçados produzidos em 2011. A produção calçadista gerou aproximadamente R$ 21,8 bilhões, o que corresponde a 1,9% do valor total da produção da industria brasileira de transformação.
Também foi avaliado na pesquisa os investimentos realizados em 2011 que somaram R$ 521 milhões investidos namodernização do parque industrial.


Comportamento do consumidor:

O gráfico a seguir registra o consumo de calçados no Brasil, divido por classes sociais:


*Estudo da Atividade Empresarial-Setor Calçadista-Fabricação de Calçados Femininos-Jaú-SP / SEBRAE-SP

Segundo pesquisa realizada pela empresa Superação, de autoria de José Dias de Carvalho Mello Filho:
Pesquisa- Estudo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atps economia etapas 1 e 2
  • Atps economia etapa 1 e 2
  • Economia Atps etapas 1 e 2
  • ATPS ECONOMIA ETAPA 1 E 2
  • Atps economia 1 e 2 etapa
  • atps economia; etapa 1 e 2
  • Atps Economia 2 Semestre // Etapa 1
  • Atps economia etapa 1 e 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!