ATPS ECO 3E4 IMPRIMIR

1253 palavras 6 páginas
1.Etapa 3

1.1.Preços:
Muitas decisões de compras são feitas com base nos preços dos produtos. A maioria dos consumidores possuem desejos e necessidades ilimitadas, porém recursos limitados. A alocação destes recursos de forma eficiente aperfeiçoará a satisfação dos indivíduos de uma sociedade.
Em sentido amplo, o conceito de preço expressa a relação de troca de um bem por outro. Em sentido mais usual e restrito, representa a proporção de dinheiro que se dá em troca de determinada mercadoria, constituindo, portanto, a expressão monetária do valor de um bem ou serviço. No sistema econômico de livre-empresa, os preços tem a função de aglutinar as decisões de milhões de pessoas de interesses muitas vezes competitivos, assegurando coerência à economia como um todo. O comportamento dos consumidores é também considerado nessas decisões: os empresários sabem que pagam mais por bens que lhes tragam grande satisfação e menos por artigos pouco satisfatórios. Outro tipo de decisão influenciada pelos preços diz respeito à distribuição dos recursos ou fatores entre os produtores. Se o preço de determinado produto é elevado, os empresários obtêm bom lucro, podem remunerar melhor os fatores de produção que utiliza e atrai para seu empreendimento fatores e recursos de outros setores. Além disso, os preços podem funcionar como freio ou estimulo ao consumo. Preços baixos agem no sentido de estimular o consumo e preços altos, no sentido de limitá-lo.

1.2.Determinação da demanda e custos:
Para que tenham condições de fazer um trabalho adequado de determinação de preços, os administradores deverão analisar o nível de demanda de seus produtos. Esta analise poderá ser feita desde níveis quantitativos, psicológicos e demográficos até o de elasticidade da demanda.
Na teoria microeconômica, a demanda (ou procura) é a quantidade de um bem ou serviço que um consumidor deseja e está disposto a adquirir por determinado preço e em determinado momento. Demanda Agregada é a quantidade de

Relacionados

  • Questões de biologia
    192703 palavras | 771 páginas