Atps disciplina de fundamentos filosóficos da educação

Páginas: 7 (1544 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
Diversos rostos da infância


Desafio de aprendizagem da Disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera-Uniderp.


















SÃO SEBASTIÃO/DF
2011
Introdução



Este artigo faz uma análise da infância ao longo da história, considerando a participação da criança na sociedade,das práticas sociais relacionadas à institucionalização da infância, em que viviam as crianças nos séculos mais antigos até os dias atuais.
Um relatório de descasos preconceitos, estereótipos, falta de estruturas dentre inúmeros outros fatores .



A construção histórico-filosófica do conceito de infância



A forma como a infância foi sendo concebida ao longo dos séculos, até os diasatuais, é fruto de diversas críticas, debates e, consequentemente, de estudos que vêm sendo aprofundados constantemente.
Ainda na antiguidade, quando a educação era realizada dentro da própria casa, onde somente os filhos homens recebiam suas primeiras aulas por preceptores já se traçava um caminho em direção a uma escolarização conflituosa.
Lutero inicia uma reforma protestante no século XVI pararomper com supremacia do catolicismo e conquistar uma educação evangelista, para crianças e jovens dando inicio a escolarização para todos.
Nas primeiras décadas do século XIX, o Brasil sofreu profundas mudanças sociais e políticas. Com a independência e a coroação de Dom Pedro II deu-se início a tendência liberal. O processo de institucionalização da escola elementar sofreu devido à tensãosocial e política nesse período, marcada pela precariedade. A população podre era considerada uma ameaça a estabilidade do governo, acreditava-se que dando instrução à população podre, era um meio de torná-la submissa as leis.
A educação da infância de 1820 a 1850 era voltada para a população pobre, acreditando-se que elas possuíam faculdades mentais e morais inferiores, assim necessitando seremeducadas pela escola a fim de reparar sua formação. Escolarizar a população pobre, espalhada pelo território nacional, implicaria a produção e afirmação da escola como instituição de formação das novas gerações.
A educação das meninas se diferencia das dos meninos pelo seu conteúdo e duração dos estudos e por estabelecimentos separados.
As meninas, além do elementar, tinham uma formação voltada paraserviços do lar, sendo elas 10% do total de meninos. O número de escolas para meninas era insuficiente, muitas eram matriculadas nas escolas de meninos e separadas em sala de aula por uma cortina.
O interesse social continuou tendo papel importante na despolarização da escola, acompanhado da industrialização imigração, aderiu à separação das classes impedindo a população humilde o direito a umaeducação continua e de qualidade.
Surgiu um rosto favorecido, o da criança rica, de boas condições financeiras. A criança que teve a oportunidade de nascer dentro de uma família de classe alta se vê em condições de frequentar as menores escolas particulares com os melhores professores estando em contato ainda bem pequenas com acervo de materiais, recebendo uma bateria de possibilidades de seremalfabetizadas e letradas, com os mais modernos meios de informação melhores métodos de ensino, recebendo um mundo de atrações culturais este rosto que se pronúncia do alto nível social, destaca-se pelo fácil acesso as informações pelo contato com um mundo vasto de culturas desenvolvendo facilmente seu lado cognitivo, objetivo físico motor.

Por outro lado, outros rostos transformaram ao longodo tempo, marcados nas faces menos favorecidas através de uma história carregada de pré- conceitos, escravidão e sofrimento ocorridas nas sociedades e arrastadas para dentro das salas de aula.
Antigamente as crianças eram obrigadas pelas circunstâncias de sua época a trabalhar para comprar seu alimento, e ajudar nas tarefas domiciliares. Consequentemente não tinham tempo para brincar e pouco se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Disciplina: fundamentos filosóficos da educação
  • ATPS
  • Atps fundamentos filosoficos da educação
  • Atps fundamentos filosoficos da educação
  • ATPS FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO
  • Disciplinas: Psicologia da Educação e Fundamentos Filosóficos da Educação
  • Atps fundamentos filosoficos da educação pedagogia
  • ATPS FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!