atps didadica

541 palavras 3 páginas
Etapa 1
Passo 1 e 2
A aula será ministrada para uma turma heterogênea, de alunos do 4º ano do ensino fundamental I, todos alfabetizados.
A turma tem 28 alunos, sendo 16 meninas e 12 meninos.
A sala tem espaço amplo e possibilita que o professor tenha interação com os alunos e entre os próprios alunos. As carteiras proporcionam o bom desenvolvimento das atividades tanto em duplas como individual.
Tanto na escola como em casa, os alunos tem acesso a jornais, livros e revistas. Na sala de aula os alunos também têm acesso a data show, televisão, aparelho DVD e armário.
A escola também proporciona passeios a cinema e teatro sempre com temas educativos, para melhor desenvolvimento da aula e dos alunos.
A participação dos pais e responsáveis é boa, quando solicitados comparecem na escola, nas reuniões e atividades propostas como: festas e outros eventos.
Passo 3
Tema da aula a ser preparada: Educação Alimentar na infância.
Passo 4
O tema foi escolhido devido ao aumento da taxa de obesidade infantil que cresce a cada dia e pela importância de ensinarmos as crianças a se alimentarem bem e corretamente. Tendo vista que a má alimentação gera problemas de saúde afetando o desenvolvimento infantil e por isso é necessário que se faça uma profunda reflexão tendo a escola como ferramenta ativa e precisa na questão aqui citada.
Etapa 2
Passo 2
Objetivos:
Refletir sobre os motivos pelos quais nos alimentamos;
Promover a prática de hábitos alimentares saudáveis;
Introduzir o conceito da nutrição;
Estimular a reflexão do aluno a respeito do conceito da alimentação saudável e saber o que ele compreende sobre o assunto. Passo 4
A Escola, como estabelecimento de ensino, assume papel fundamental na educação nutricional infantil, pois é lá que as crianças passa grande parte de seu dia. Essa educação na escola começa com a oferta de cardápios balanceados e variados que, além de atender as necessidades nutricionais das crianças, as estimulam a provar diferentes

Relacionados

  • Didática
    3002 palavras | 13 páginas
  • TRABALHO DE DIDATICA
    1582 palavras | 7 páginas