ATPS DESENVOLVIMENTO LOCAL E TERRITORIALIZA O

2481 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PÓLO DE ITAPIPOCA – CE

KARINA CARNEIRO LIRA– RA 341859
NEURISANDRA GOMES ROCHA– RA 327706
MARIA DAS GRAÇAS C. GONÇALVES – RA 289964
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – ATPS
DESENVOLVIMENTO LOCAL E TERRITORIALIZAÇÃO

Garcia

Prof. EAD: Edilene Xavier Rocha

Itapipoca, 08 de novembro de 2014

INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo o entendimento de que os cidadãos são os autores do desenvolvimento. Desta forma, o desenvolvimento local é fruto do da luta social, do reconhecimento e da valorização dos recursos locais, bem como do aprimoramento das potencialidades, das vocações, das oportunidades e das vantagens comparativas e competitivas de cada território, objetivando o progresso na qualidade de vida das pessoas daquela determinada região.
Ao desenrolar desse estudo abordaremos o Desenvolvimento Local, seu conceito e sua relevância na implementação em territórios ou microrregiões que permitam integração do cidadão referindo-se ao efetivo controle social sobre a gestão pública.
Na sequência será abordada a questão da relevância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para a organização dos serviços socio-assistenciais no Brasil, no qual se levantará a despeito dos eixos norteadores do SUAS e a sua consolidação, como forma contributiva ao desenvolvimento social.
Por fim, abordaremos as espécies de medidas socio-territoriais genéricas urbanas, tais como, o Índice de Gini e o Mapa da Fome do Estado de São Paulo, baseados em dados indicativos de autonomia; qualidade de vida; desenvolvimento humano e equidade. CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE.
Abramovay (1998) refere-se a estes movimentos de organização social como sendo compreendidos dentro do conceito de desenvolvimento territorial, ou melhor, da “dimensão territorial do desenvolvimento”. Os territórios são o resultado de formas específicas de interação social, da capacidade dos

Relacionados