ATPS Desenvolvimento economigo cupula G8

3516 palavras 15 páginas
1. Que países fazem parte do G8?
Integram o G8 a França, os Estados Unidos, o Reino Unido, a Alemanha, a Itália, o Japão, o Canadá e a Rússia. Enquanto os seis primeiros participaram de todos os encontros desde 1975, o Canadá juntou-se aos demais no ano seguinte. Já a Rússia foi formalmente admitida apenas em 2006, quando sediou a primeira reunião do G8 em seu território. O país, entretanto, já participava das conversas desde 1994, e foi aos poucos sendo recebido pelos outros sete, como um reconhecimento pelo esforço em abandonar a antiga economia socialista e implantar reformas democráticas.
Ao contrário do que se pensa, o G8 não reúne as oito maiores economias do mundo, e sim as autoproclamadas oito mais industrializadas nações democráticas. Daí a ausência da China, cujo PIB supera os de Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá. E a inclusão da Rússia, cuja economia regula com a de países como o Brasil, a Índia e o México. Com um representante em cada reunião desde 1977, a União Europeia (antiga Comunidade Europeia) é considerada um nono membro do seleto clube, mas participa apenas das discussões econômicas - nunca das políticas.

• topo

2. Quando e por que começaram as reuniões anuais do grupo?
O movimento que culminou com a cria��o do G8 tem origem na crise do petróleo de 1973, e no recesso econômico mundial que ela causou. Naquele ano, os Estados Unidos promoveram uma reunião informal entre os ministros de Finanças de alguns governos europeus, do Japão e de seu próprio, para discutir os problemas criados pela crise. Por iniciativa do então presidente francês Valer Giscard d'Estinga, uma reunião nos moldes daquela foi realizada em Rambouillet, na França, em novembro de 1975. Desta vez, no entanto, os próprios chefes de estado de França, Reino Unido, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos foram ao encontro, em vez dos economistas. A partir de então, estes países decidiram que esta reunião aconteceria anualmente. No geral, as reuniões do G8

Relacionados