ATPS_ DESENVOLVIMENTO ECONOMICO

1143 palavras 5 páginas
BRICS

O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O’Neal para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. Em abril de 2001, foi adiciona a letra “S” em referência à entrada da África do Sul (em inglês South África). Desta forma, o termo passou a ser BRICS. Estes países emergentes possuem características comuns como, por exemplo, bom crescimento econômico. Ao contrário do que algumas pessoas pensam estes países não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas. Eles formam uma espécie de aliança que busca ganhar força no cenário político e econômico internacional, diante da defesa de interesses comuns. A cada ano ocorre uma reunião entre os representantes destes países.

Alguns indicadores dos membros do BRICs :

O Relatório de Competitividade Global 2012-2013, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, afirma que o Brasil foi o país que, economicamente, teve o melhor desempenho dentro os Brics. O nosso país subiu cinco postos, frente ao ano de 2011, e passou para a 48ª posição, ultrapassando a África do Sul, ficando em segundo lugar dentro do seu bloco (Brics). Esse feito se repete, mais uma vez, já que o Brasil consegui realizar essa proeza em 2010, quando estava na 58ª, passando para a 53ª colocação. Entretanto, afora de ter descido três postos naquele ranking, no todo, a China, mesmo ocupando a 29ª posição, mesmo assim está a frente dos outros componentes do Brics. Quanto aos outros parceiros do bloco, foi registrado também uma caída, no que diz respeito a 2011, a saber: a Índia desceu três colocações e passou para 59ª posição; a África do Sul estava na 50ª e foi para a 52ª posição; e a Rússia desceu uma posição no ranking, passando para o 67º lugar.
Posição dos países do BRICS no ranking do Índice de Competitividade Global: Um avanço no bloco ao longo doa anos, divulgado no Índice

Relacionados

  • Contabilidade de Custos
    2325 palavras | 10 páginas
  • ATPS DIREITO
    5111 palavras | 21 páginas