Atps desenvolvimento econimico

2897 palavras 12 páginas
IDH de Jacareí

Crescimento Econômico na cidade

O crescimento urbano intensificou-se com as fábricas têxteis instaladas nas primeiras décadas do século XX e a Rodovia SP-66 (Estrada Velha Rio - São Paulo). Esses fatores fizeram com que a cidade crescesse em áreas próximas a esses eixos.

A partir de 1950, houve uma aceleração da industrialização, com a vinda de empresas de grande porte e grupos multinacionais. Conseqüentemente, aumentaram as oportunidades de emprego, atraindo trabalhadores do próprio Vale do Paraíba e da região Sudeste e, posteriormente, da região Nordeste.

A inauguração da Rodovia Presidente Dutra, em 1951, a instalação de indústrias nas margens dessa Via, e a valorização de terras na região central levaram à formação de bairros populares distantes do centro. As classes mais privilegiadas ocuparam as áreas mais altas em torno do centro e, posteriormente, as áreas de várzea, não mais inundáveis após a construção da Represa de Santa Branca, em 1960.

O processo de crescimento urbano deu-se de forma acentuada até a década de 70, decorrente de um novo parque industrial e da migração, sendo constante até a atualidade. Nesse contexto, emergiram os problemas das moradias populares, da insuficiência de equipamentos urbanos na periferia e da violência urbana.

Nas décadas de 80 e 90, o parque industrial diversificou-se e cresceram os setores de serviços e comércio, ocupando respectivamente 36% e 60% da população economicamente ativa. O número de indústrias na cidade chega próximo de 300. Os estabelecimentos comerciais são em número de 4.000. As principais empresas são: AmBev (Companhia de Bebida das Américas), FEMSA, Cognis, Votorantim Celulose e Papel, Cebrace, Rohm and Haas, Latasa, Schürader, Sespo, Inox, Pirelli, Fademac, Freudemberg, Metalúrgica Ipê, IKK, Adatex, Emerson, White Martins, Latecoere e Gates. Os principais hotéis são: Marmo Hotel, Piazza Hotel, Real Park Hotel, Hotel Brisa Rio, Six Hotel e Hotel Paraíso

Relacionados

  • robo
    820 palavras | 4 páginas
  • atps direito ambiental etapa 1
    1106 palavras | 5 páginas