ATPS Desenv Econ Mico

2174 palavras 9 páginas
Introdução__________________________________ Página 3

Etapa 1 ___________________________________ Páginas 4 a 7
Etapa 2 ___________________________________ Páginas7 a 9

Conclusão__________________________________Página 11

Referências _________________________________Página 12

Introdução
Com a crise do socialismo europeu, a revolução científico-técnica e a difusão da doutrina neoliberal puseram a prova nos anos 80, os pontos de referência de que se valiam os meios políticos e intelectuais mais progressistas da América Latina para pensar o futuro da região.
Os conceitos de desenvolvimento e de dependência, seu lugar é ocupado hoje por palavras de ordem, entre as quais se destacam a economia de mercado, a inserção no processo mundial de globalização e a redução do Estado.
Os estudos sobre o desenvolvimento ganharam impulso depois da segunda guerra mundial, graças, sobretudo ao progressivo e muitas vezes conflitivo processo de descolonização que então se verifica. A maioria das nações do globo, muitas delas emergindo a vida independente, toma consciência do abismo que as separa de um grupo de países que concentram a riqueza material e o conhecimento científico-técnico.
As tensões que isso provoca nas relações internacionais levam a que o organismo encarregado de discipliná-las- Organização das Nações Unidas— alente a elaboração de teorias destinadas a explicar e justificar essas disparidades.
Surgiram assim as comissões econômicas regionais das Nações Unidas, das quais a mais atuante foi a da América Latina. A Cepal estabeleceu um esquema explicativo para o subdesenvolvimento que, fiel ao padrão proporcionado pela ONU, o considerava como uma etapa prévia ao desenvolvimento econômico pleno e (no que ia além do que pretendia a ONU) um resultado das transferências de valor realizadas no plano das relações econômicas internacionais.
A transferência, que descapitalizariam a região e deprimiriam as condições de vida de suas populações, seria a troca de

Relacionados

  • ATPS Desenv Econ Mico Pronto
    4602 palavras | 19 páginas
  • LIVRO
    79937 palavras | 320 páginas