ATPS DE PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II

Páginas: 8 (1940 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


CURSO
SERVIÇO SOCIAL
POLO BELÉM - PA 23201
DISCIPLINA
PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II.


ACADÊMICOS
ADEMAR CLAUTAL GE GOMES. RA:431669.
ANGELINA RIBEIRO FERRA. RA:4080560.
DORACY NAARÉ FERNANDES NUNES.RA:418492.
NILCE SALES DE CARVALHO. RA:429914.
SYLVANIA CRISTINA A. CHICHESTER. RA:7929302.


ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS.
RELATÓRIO: A ANÁLISE DO FILME TROPA DE ELITE
TUTORA: MARIA HELENROSE COELHO


BELÉM – PA
19/09/2014

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será analisado o filme Tropa de Elite (Brasil, 2007, direção José Padilha), onde são relatados vários conflitos relevantes àquestão social. Serão destacados dois conflitos para estudo. A desigualdade social que gera a violência e a corrupção em várias esferas do poder, onde o mais forte subjuga o mais fraco.
O filme apresenta uma visão bastante próxima da atuação da polícia militar de elite do Rio de Janeiro em suas atuações contra os traficantes de drogas. Percebe-se que as representações sociais de violênciaexercem considerável condicionamento no fomento de determinadas trações da personalidade dos indivíduos em relação aos vários grupos a que pertencem, assim como na configuração de percepções, valores e crenças, aspectos que, somados e de maneira gradual, conduzem o ser humano a manifestar formas de comportamento ligado com o senso comum que impera nos núcleos sociais nos quais se insere.Em geral, cultura é tudo aquilo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos absorvidos pelo homem na convivência em família e principalmente em sociedade, que é passada de geração em geração.
A cultura é um conceito que está sempre em movimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras de pensarinerentes ao desenvolvimento do ser humano e ao meio em que vive. O dinamismo da cultura provoca a perda de alguns traços, porém, outros são adicionados, em velocidades distintas nas diferentes sociedades. O ambiente exerce um papel fundamental sobre as mudanças culturais, outro fator que também influencia é o homem, que muda sua maneira de encarar o mundo tanto por contingências ambientais quantopor transformações da consciência social.
A cultura não é imposta sobre a situação social, porém se desenvolve no transcorrer da interação da sociedade, a cultura também não é uniforme dentro de um grupo, podendo assumir diferentes perspectivas de acordo com a visão de seus membros, isso gera um conjunto de “subculturas” profissionais com dificuldades de comunicação entre si.
O filme éestruturado com, pelo menos, cinco núcleos narrativos: o capitão Nascimento, a dupla de policiais honestos (Matias e Neto), o dos policiais corruptos, o dos universitários, o dos moradores da favela e o dos traficantes. Todos os núcleos nos mostram manifestações culturais. Nas cenas iniciais o filme mostra em plano geral um baile funk que é um estilo musical que tem origem nas favelas do Rio de Janeiro.As cenas e o dialogo do capitão Nascimento o qual tece juízo e está pronto para apontar o dedo a todos àqueles que, em sua opinião fazem parte do problema, sabedor em detalhes o que acontece no morro, na PM, na faculdade e na ONG, denota a cultura corporativa e o papel dos seus líderes. Seu poder lhes permite desenvolver sistemas de valores e normas de comportamento, podendo recompensar e punir osque acatam ou negam os seus líderes. Numa frase dita pelo capitão Nascimento “quem quer ser do BOPE não pode namorar amiga de traficante” esta frase retrata uma nítida alusão aos padrões de conduta, normas e valores da corporação mostrando sua cultura. Já os jovens mostrados no filme que participam de ONG‘s e eventualmente usam drogas, alimentam o tráfico, caracterizando-se por ser uma elite...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS-PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II
  • ATPS DE PSICOLOGIA DO SERVIÇO SOCIAL II
  • ATPS de psicologia e serviço social II
  • PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II
  • psicologia serviço social II
  • Psicologia e Serviço Social II
  • ATPS PSICOLOGIA SOCIAL II
  • ATPS DE PSICOLOGIA DO SERVIÇO SOCIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!