ATPS DE ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM INFANTIL

1878 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA–UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PEDAGOGIA 3º PERÍODO

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
PROFESSORA À DISTÂNCIA: CAMILA BELTRÃO MEDINA
PÓLO: ARAGUAÍNA- TO

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Aluno RA:00000000

APRESENTAÇÃO

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Atividade prática supervisionada (ATPS), entregue como requisito para Conclusão da disciplina: História da educação e da pedagogia. Sob orientação, do professor-tutor à distância: Camila Beltrão Medina.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho traz como tema: Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo. Que tem como finalidade de produzir um registro sobre a história da educação escolar no Brasil, abordando assuntos referentes à preservação da memória histórica, a reconstituição do passado e as mudanças ocorridas na história da educação, enfatizando a origem da educação brasileira e a ação dos jesuítas como parte do movimento da contrarreforma católica. Com o intuito de compreender e refletir sobre a memória e a cultura como pertencente à construção da história humana individual e coletiva, foi realizado uma pesquisa de campo em uma unidade de ensino, fazendo um levantamento de todo histórico escolar, ou seja, a fundação, os desafios e as mudanças ocorridos com o decorrer dos anos. Este desafio nos incentivará a ter um olhar mais crítico na questão da educação escolar brasileira e todo processo evolutivo de mudança.
Portanto, o objetivo principal desse desafio é mostrar a importância de conhecer a história da educação e da pedagogia, com a necessidade de olhar o passado com os olhos do presente, ou seja, provocar uma reflexão sobre o conhecimento adquirido e formar o indivíduo mais crítico e reflexivo capazes de transformar a educação brasileira em uma educação mais democrática construída por cada indivíduo.

MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Relacionados