ATPS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL

Páginas: 13 (3050 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
UNIVERSIDADE ANHAGUERA-UNIDERP
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL – 3º PERÍODO
PROFESSORA: Ma. HELENROSE COELHO
TUTORA PRESENCIAL: CLAYDIVANE MENEZES
POLO DIRCEU – TERESINA-PI




DANILO ADRIEL DE OLIVEIRA BRITO – RA 438244
GEISA MICAELE BEZERRA DE SOUSA – RA 436260
IZAQUIEL TAVARES DE SOUSA – RA 436299
MARIA DO DESTERRO DE OLIVEIRA NUNES BRITO – RA 438245
ROSINEIDE OLIVEIRA DIASLIMA – RA 434455
TAIS COSTA DA CONCEIÇÃO – RA 8112720254




ATPS DA DISCIPLINA:
PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL I






TERESINA – PI
MARÇO 2014
UNIVERSIDADE ANHAGUERA-UNIDERP
CURSO: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL – 3º PERÍODO
PROFESSORA: Ma. HELENROSE COELHO
TUTORA PRESENCIAL: CLAYDIVANE MENEZES
POLO DIRCEU – TERESINA-PI


















TERESINA – PIMARÇO 2014
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
O presente material produzido a seguir, aborda os conceitos de humilhação social, a desigualdade e a invisibilidade social na formação da sociedade brasileira. Trazendo assim, de forma clara que em nossa sociedade esses fatores andam lado a lado conosco e muitas vezes isso passa despercebido, pois a sociedade na qual vivemos tem nos cobrado a cada dia mais emais, a ponto de nos esquecermos dos reais valores e princípios das pessoas.
Discutiremos que os respectivos assuntos não vêm de nossa contemporaneidade, e sim desde a época dos escravos, e percebemos uma relação do século XIX com os dias atuais, pois a humilhação e a desigualdade já estavam presentes. E percebemos uma situação critica vivenciada por todos, porém percebida por poucos.

HUMILHAÇÃOSOCIAL- UM PROBLEMA POLÍTICO EM PSICOLOGIA
A humilhação social na visão de Marx e Freud em seu mecanismo, determinações econômicas e inconscientes. Deveremos propô-la com uma modalidade de angustia disparada pelo enigma da desigualdade de classes. Tratando de um fenômeno psicológico e político. O humilhado atravessa uma situação de impedimento para a sua humanidade, uma situação reconhecível nelemesmo, em seu corpo e gestos, em sua imaginação e em sua voz, também reconhecível em seu mundo, trabalho e em seu bairro.
Existem casos e mais casos de humilhação social. A classe do proletariado é uma das mais afetada com as humilhações. Ela está presente até mesmo dentro de nossas famílias onde os mais assistidos são aqueles que mais pode oferecer vantagens, sendo financeiras ou qualquer outrointeresse tornando assim esse determinado individuo com um tratamento diferenciado ao demais, ocasionando assim uma exclusão!
Um dos lugares onde mais ocorrem as humilhações são no trabalho. No caso de uma fábrica de máquinas, o patrão tem a propriedade da fábrica, das máquinas, o monopólio dos processos de fabricação, dos conhecimentos financeiros e comerciais a respeito de sua fabrica. Elepretende ter o monopólio do trabalho e dos tempos de serviço. O que resta aos operários? A energia que permite fazer um movimento equivalente a força elétrica, e a energia são utilizadas exatamente como se utiliza a eletricidade.
A humilhação social é clara. Os interesses somente da burguesia são os que contam. Para as classes subalternas, os ambientes urbanos revelam facilmente o seu desastreecológico, revelam facilmente o seu caráter excludente.
Levando em consideração que não é conveniente que por exemplo: os clientes de uma determinada empresa, ou loja, tenha que se cruzar com vassouras ou quaisquer objetos e produtos de limpeza, onde o cheiro é forte, mais a presente abordagem é a divisão de classes, e trazendo como exemplo os elevadores onde são restritos aos funcionários doestabelecimento, mesmo não estando eles em trabalho. A partir daí constatamos uma humilhação social.
São fenômenos disparados em ambientes públicos onde a presença dos pobres não pode contar, a não ser como a presença de subalternos. Ambientes que poderiam parecer atrativos tornam-se lamentáveis para os pobres quando carregam os signos de exclusão. Vivemos em uma sociedade em que as vestis dizem: “quem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps organização social
  • ATPS ORGANIZAÇÃO SOCIAL
  • ATPS A organizacao social no Brasil
  • Atps de organização social
  • ATPS
  • ATPS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL NO BRASIL
  • ATPS Organizacao Social No Brasil Finalizado 2 Eliete
  • Organização social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!