ATPS DE MECANICA APLICADA

Páginas: 9 (2066 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
Etapa 01
Passo 01:
Pesquisar sobre os diversos tipos de engrenagens utilizadas. Reunir fotos, imagens e esquemas que expliquem a funcionalidade de cada espécie de engrenagem.
As engrenagens são usadas em milhares de dispositivos mecânicos, desde brinquedos movidos à corda até imensos redutores industriais, passando por caixas de direção, diferenciais e transmissões automáticas. Elas realizamvárias tarefas importantes, mas a mais importante é que elas fornecem uma redução na transmissão em equipamentos motorizados. E isso é essencial porque, frequentemente, um pequeno motor girando muito rapidamente consegue fornecer energia suficiente para um dispositivo, mas não consegue dar o torque necessário.
Engrenagens são utilizadas quando tentamos aumentar ou diminuir a velocidade de rotação, econsequentemente, aumentando ou diminuindo o torque fornecido, sincronização da rotação entre eixos diferentes. Redirecionar a rotação para outro eixo e inverter a rotação de um dispositivo.
Tipos de engrenagens
Em qualquer engrenagem, a relação é determinada pelas distâncias que vão do centro das peças até o ponto de contato. Por exemplo, em um dispositivo com duas engrenagens, se uma delas tivero dobro do diâmetro da outra, a relação será de 2:1.
As engrenagens podem ter os mais variáveis modelos e desenhos tais como:
Engrenagens Cilíndricas de dentes retos;
Engrenagens Helicoidais;
Engrenagens Cônicas,
Parafusos-coroa-sem fim

Engrenagens de dentes retos
As engrenagens de dentes retos são o tipo mais comum de engrenagens. Elas têm dentes retos e são montadas em eixos paralelos. Hásituações em que muitas dessas engrenagens são usadas juntas para criar grandes reduções na transmissão. O dimensionamento, fabricação, montagem e manutenção dessa engrenagem é mais simples, em relação a cônica, helicoidais e hipoidais.
Em alta velocidade apresenta problema de ruído. As cargas transmitidas aos aos eixos são apenas radiais, exige, portanto, mancais que suportem apenas esse tipo decarregamento, e admitem grandes relações de transmissão.
Para reduzir o ruído e a tensão das engrenagens, a maioria das engrenagens do seu carro é helicoidal.

Engrenagens helicoidais
Os dentes nas engrenagens helicoidais são cortados em ângulo com a face da engrenagem. Quando dois dentes em um sistema de engrenagens helicoidais se acoplam, o contato se inicia em uma extremidade do dente egradualmente aumenta à medida que as engrenagens giram, até que os dois dentes estejam totalmente acoplados.

Este engate gradual faz as engrenagens helicoidais operarem muito mais suave e silenciosamente que as engrenagens de dentes retos. Por isso, as engrenagens helicoidais são usadas na maioria das transmissões de carros.
Devido ao ângulo dos dentes de engrenagens helicoidais, elas criam um esforçosobre a engrenagem quando se unem. Equipamentos que usam esse tipo de engrenagem têm rolamentos capazes de suportar esse esforço.
Algo interessante sobre as engrenagens helicoidais é que se os ângulos dos dentes estiverem corretos, eles podem ser montados em eixos perpendiculares, ajustando o ângulo de rotação em 90º.
Engrenagens Cônicas
Seu nome é explicado pela sua forma: um tronco de cone. Com umaestrutura inclinada pode fazer a transmissão entre eixos que estejam a 90º de inclinação. Normalmente usado quando eles estão nas mesmas direções se cruzam (concorrentes). Seus dentes são de formato também cônico, o que torna a sua fabricação um tanto quando complicada e dificulta sua montagem, que deve ser mais precisa para que a precisão de funcionamento, que já é menor, seja eficiente. Suaposição é relativa à necessidade. Para velocidades mais altas da transmissão, inclina-os, para velocidades menores, inclusive pelo preço de aquisição deles, usa-se dentes paralelos uns aos outros. No caso dos inclinados também são classificados como helicoidais, embora nem todos os helicoidais sejam cônicos.



Parafuso sem fim:
As Engrenagens do tipo sem fim são usadas quando uma grande redução da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atps mecanica aplicada
  • Atps Mecanica Aplicada
  • Mecanica Aplicada ATPS
  • ATPS Mecanica Aplicada
  • atps mecanica aplicada
  • Atps Mecanica aplicada
  • ATPS Mecanica aplicada
  • ATPS MECANICA APLICADA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!