ATPS De Matem Tica Financeira Pronta

1499 palavras 6 páginas
1. Introdução
Em um mundo cada vez mais consumista, fica difícil gerir finanças pessoais e empresariais. As pessoas são tomadas pelo desejo de obter algo e acabam muitas vezes não dando a devida importância à sua situação financeira atual. Muitas vezes essa falta de planejamento acaba se tornando um verdadeiro pesadelo na vida do consumidor.
A matemática financeira e uma ferramenta muito importante para a tomada de decisão seja ela na sua vida pessoal ou dentro de uma organização, e sua aplicação quando bem desenvolvida traz maior rentabilidade.
Nessa ATPS iremos abordar a importância da matemática financeira no nosso cotidiano, como ferramenta essencial no planejamento financeiro.

2. Relatório 1

2.1 Fundamentos da Matemática Financeira. A calculadora HP-12C.

A matemática financeira estuda o valor do dinheiro no tempo, ela ajuda a enxergar as oscilações de valor, sendo assim uma ferramenta norteadora para tomada de decisões.
Em operações a longo prazo, fica difícil saber qual será o valor real pago no futuro, com os recursos da matemática financeira pode-se obter resultados importantes que servirão como base para um planejamento mais preciso.
Quando se pensa em um financiamento, por exemplo, não se deve pensar só no valor do bem, mas também nos juros que são embutidos nas parcelas tornando assim seu valor bem maior.
Os regimes de capitalização mais utilizados são os juros simples e os juros compostos.
A diferença entre eles é que os juros simples tem um valor fixo que é estipulado na sua contratação, já os juros compostos tem seu valor reajustado a cada período fazendo assim com que quanto maior o período, maior será a taxa de juros, consequentemente o valor futuro será maior também. Porém se a taxa de juros for inferior a 1, o juro simples é maior do que o juro composto.
A matemática financeira utiliza de fórmulas que para serem aplicadas necessitam do auxílio de tecnologias de calculo.
A Calculadora HP 12C da o suporte necessário para a

Relacionados

  • ATPS MATEM TICA FINANCEIRA 3 SEM ETAPA 3 E 4 PRONTA
    997 palavras | 4 páginas