ATPS DE LETRAMENTO E ALFABETIZA O 1 ELO

2426 palavras 10 páginas
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP –

LETRAMENTO
Professora Rosemeire Farias

ELOIZA ARAUJO
CLEUSA PERIRA DE SOUZA

Hortolândia, 19 de novembro de 2013.
Introdução:
Estar alfabetizado é... é entender de que forma é construída a fala e a escrita , estar alfabetizado é vivenciar o mundo das letras , o mundo da comunicação , significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever, com autonomia, textos de circulação social que tratem de assuntos familiares ao ser – aprendiz.

Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações; significa ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético da escrita,sendo capaz de ler e escrever.

O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO

A alfabetização deve ser compreendida como processo que vai muito além da aquisição do código. Estar alfabetizado significa atribuir significado e sentido às funções sociais vinculadas à escrita. Estar plenamente alfabetizado é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuir um repertório de procedimentos e habilidades para relacioná-los em um campo social determinado.
A aquisição do sistema da escrita não promove o desenvolvimento do intelecto mas, sim, a reflexão e o uso da multiplicidade de funções da escrita. Os adultos não alfabetizados, apesar de não dominarem o código escrito, estão imersos em um universo letrado que oferece pistas e possibilidades para um pensamento alfabetizado.
Durante muito tempo, acreditou-se que, primeiro, os educandos deveriam conhecer as letras, saber juntá-las, relacioná-las com a pauta sonora, saber pontuação, regras gramaticais etc. Só depois conseguiriam lidar com a linguagem escrita, ou seja, com a elaboração e compreensão dos textos.
O processo

Relacionados

  • Narrativas de Professores de Inglês de Escolas Públicas e Seu Caráter Revelador
    97223 palavras | 389 páginas
  • DUARTE E MARTINS
    57121 palavras | 229 páginas