ATPS De Hist Ria Da Educa O E Da Pedagogia HEP

4076 palavras 17 páginas
MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
Escola Elefante Branco – DF

Aldenise Ferreira Lima - RA: 6376218464
Angela Lirian de Freitas Sales - RA: 6788382473
Edgilson Meneses Araujo (Gil) - RA: 6947469227
Lucia de Sousa Caldas - RA: 6580315168

Esta Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é entregue como requisito para conclusão da disciplina “História da
Educação e da Pedagogia”, sob a orientação da Profa. Dra. EaD. Camila Beltrão Medina e da tutora presencial Kelly de Sousa
Martins.

Introdução | Vozes silenciadas e outras histórias
Pensar a História da Educação em nosso país, na perspectiva de um enriquecimento crítico-dialético e na amplificação de sua dimensão, dentro de uma visão panorâmica, implica, necessariamente, buscá-la no tempo-espaço das memórias históricas preservadas – nem tanto pelo que, ou por quais interesses, a preservaram – e constantemente resgatá-las, pelos mais diversos meios, buscando um constante questionamento, tanto das fontes historiográficas, quanto daqueles que as construíram. Estes, o fizeram na intenção de preservar seu “lócus” e sua própria memória, apagando as memórias de outros atores sociais, pela homogeneização da diversidade cultural, por meio da imposição da sua cultura, que se agrega as demais, assimilando-as. Isso é muito claro em nossos dias, mas também foi assim no passado, apesar de não haver sido tão claro ou óbvio como hoje – o tempo e o contexto eram diversos do nosso e uns dos outros. A cultura dominante e vencedora é quem conta a história, sempre perpetuando seus próprios valores.
Diante do exposto acima, este relatório busca, por meio da compreensão de como se dá ou se dão – possivelmente – os processos de formação da história da educação, desde a história antiga até os nossos dias; os fatores que influenciaram, direta ou indiretamente, na formação da nossa história pedagógico-educacional.
Por meio desse relatório, podemos compreender que dentro da história “oficial” existem outras

Relacionados