ATPS DE HIRTORIA DA PSICOLOGIA

Páginas: 7 (1605 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA-
Behaviorismo,Gestalt,Psicanálise












Professora Claudete
São Bernardo do Campo – 2013

BEHAVIORISMO
O movimento Behaviorista foi fundado por John Watson. Para ele, a psicologia deveria ser a previsão e controle do comportamento. Sendo assim, a psicologia deveria ser utilizar a observação,come sem o uso de instrumentos, também era importante a aplicação de métodos de testes, relato verbal e reflexo condicionado.
Watson realizou um importante estudo experimental realizado com um bebê de 11 meses, nele a criança foi condicionada a ter medo de ratos brancos, inicialmente a criança não tinha medo, porém ao mostrar a figura do rato juntamente com um enorme barulho atrás de sua cabeça,a criança foi condicionada a sentir medo. Para Watson o bebe quando nascia apresentava três reações: Medo (com a presença de ruídos), Afeto (com a presença de carinho) e Raiva (com ausência de movimento), sendo assim, figuras similares como coelho ou barba do papai Noel, também produziam um grande medo na criança. Sendo assim, Watson sugere que todos os medos e ansiedades do adulto, eramcondicionados na infância, e não acredita na influência do inconsciente.
Um grande estudioso do movimento behaviorista foi Skinner, com ele surgiu o behaviorismo radical. Foi o primeiro a fazer experiências com ratos, deste modo ele afirmava que o behaviorismo não era um estudo científico do comportamento, mas uma filosofia da ciência que se preocupava com o objetivo e métodos da psicologia. Para eleexistia o fenômeno da singularidade,ou seja, o ser humano é único e singular.
Cada pessoa está sujeita a certos tipos de estimulação, independente do ambiente que estão, recebem os mesmo estímulos, porém reagem de forma diferente, que seria:
Proprioceptiva: Que é como o individuo recebe os estímulos.
Interoceptiva: Que é como o individuo se sente ao receber os estímulos.
Os conceitos de Watsonfez com que ele escrevesse váriosartigos e livros até iniciou uma religião com o nome de Behaviorismo, onde muitos deixaram suas religiões e passaram a acreditar no Behaviorismo.
As contribuições do Behaviorismo perduram até hoje em áreas como a educação, publicidade e trabalho com crianças excepcionais, por exemplo,



GESTALT
Palavra alemã que significa moldar (podendo atribuir a palavraconstruir)
A Psicologia da Gestalt foi fundada por WolfangKohler e foi a teoria para a Psicoterapia da Gestalt. A Gestalt Terapia surgiu pelas mãos do médico alemão Fritz Perls (1893-1970), que tinha grande interesse pela neurologia e posteriormente pela psiquiatria. Por este caminho tornou-se um psicanalista. A Psicologia da Gestalt tem comoideiacorpo e mente juntos, olhar o ser humano como umtodo. Olhar para o individuo e perceber seus elementos sensoriais e não somente o que o individuo está demostrando.
Vários experimentos e testes, desenvolvidos pelos psicólogos da Gestalt para analisar como as pessoas identificam certas figuras bidimensionais, reforçam esse argumento. Eles verificaram que, em certas figuras, é possível intercambiar a visão da figura e do fundo (ora vemos uma cruzpreta sobre fundo branco ou uma cruz branca sobre fundo preto), enquanto outras provocam efeitos de ilusão de ótica (dois retângulos iguais parecem ser de tamanhos diferentes em função da posição de cada um dentro de um ângulo). Portanto, o aspecto das coisas não depende só dos estímulos, mas do modo como os organizamos.
A partir de experimentos realizados com um grande número de pessoas, ospsicólogos da Gestalt estabeleceram certas constantes sobre o comportamento do cérebro no processo de percepção, chamados de padrões, fatores, princípios ou leis.
A dependência entre figura e fundo, um desses princípios, estabelece que uma forma não se constitui isoladamente, mas em relação à moldura. Por unificação, nos inclinamos a ver como figura a forma mais fortemente estruturada, e como fundo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atps psicologia
  • ATPS Psicologia
  • atps de Psicologia
  • atps psicologia
  • Atps Psicologia
  • ATPS Psicologia
  • atps Psicologia
  • atps psicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!