Atps De Hidrologia

Páginas: 7 (1561 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015


SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO 3
2.CARACTERÍSTICAS DOS PRINCIPAIS TIPOS DE CHUVA 4
2.2 CHUVAS OROGRÁFICAS (OU ESTACIONAL) 4
2.2 CHUVAS CICLÔNICAS OU FRONTAIS 4
2.3 CHUVAS DE CONVECÇÃO OU CONVECTIVAS.......................................5
3. MEDIDA DE CHUVA.......................................................................................5
4. AS GOTAS DECHUVA..................................................................................6
5. INTENSIDADE.................................................................................................6
6. IMPACTO........................................................................................................7
7.CONCLUSÃO..................................................................................................8 
10.REFERÊNCIAS...........................................................................................11 
ANEXOS............................................................................................................12




















1. INTRODUÇÃO

Chuva é um fenômeno meteorológico que consiste na precipitação de gotas de água no estado líquido sobre a superfície da Terra. A chuva forma-se nasnuvens. Nem todas as chuvas atingem o solo, algumas evaporam-se enquanto estão ainda a cair, num fenômeno que recebe o nome de virga e acontece principalmente em períodos/locais de ar seco.
A chuva tem papel importante no ciclo hidrológico. A quantidade de chuvas é medida usando um instrumento chamado pluviômetro, de funcionamento simples: a boca de um funil de área conhecida faz a coleta das gotas dechuva e as acumula em um reservatório colocado abaixo do funil. Um observador vem no tempo de amostragem (1 vez por dia, 4 vezes por dia etc), e com uma pipeta com escala graduada, mede o volume de água acumulado no período. Por exemplo, ele pode ter medido que caiu 25 mm por metro quadrado nas últimas 24 horas.
Para maior precisão no registro das alturas de chuvas utiliza-se um aparelho denominadode pluviógrafo que registra num gráfico as alturas de precipitações em função do tempo. A este gráfico denomina-se pluviograma.
Sabendo que a chuva é fundamental para as atividades humanas e que a interferência do homem na natureza pode ocasionar sérios distúrbios ao ciclo natural das mesmas. Por isso, faz- se necessário a divulgação do conhecimento científico sobre o tema, para se propor medidaspreventivas ou paliativas ao uso dos recursos naturais.





























2. CARACTERÍSTICAS DOS PRINCIPAIS TIPOS DE CHUVAS


Podemos entender por precipitação como sendo o retorno do vapor d’água atmosférica no estado líquido ou sólido à superfície da terra. As Formas de precipitação podem ser: chuva, neve, granizo, orvalho e geada. Sendo que os dois últimos ocorrem por deposição nasuperfície terrestre.
Há dois tipos básicos de precipitação: estratiformes e convectivas. As precipitações podem estar associadas a diferentes fenômenos atmosféricos sob diferentes escalas de desenvolvimento temporal e espacial.
Existem três principais tipos de chuvas, que estão relacionados com fatores que a originaram. As chuvas podem ser orográficas, ciclônicas ou convectivas.

2.1 CHUVASOROGRÁFICAS (OU ESTACIONAL)
São também chamadas de chuvas de serra, ou ainda, chuvas de relevo e ocorrem quando os ventos úmidos se elevam e se resfriam pelo encontro de uma barreira montanhosa, como é normal nas encostas voltadas para o mar. São comuns nos litorais paranaense, catarinense e paulista e em todo o litoral brasileiro na Serra do Mar. Esse tipo de precipitação pode estar associada a presençado efeito Föhn, que condiciona a existência de áreas mais secas a sotavento dessas barreiras. (Ver Anexo 01)

2.2 CHUVAS CICLÔNICAS OU FRONTAIS

São causadas pelo encontro de uma massa fria (e seca) com outra quente (e úmida), típicas das latitudes médias, como as de inverno no Brasil Meridional que caminham desdeo Sul (Argentina) e se dissipam no caminho podendo , eventualmente, chegar até o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS HIDROLOGIA
  • Atps hidrologia
  • Atps hidrologia
  • ATPS DE HIDROLOGIA
  • Atps Hidrologia
  • ATPS HIDROLOGIA 1 1
  • ATPS HIDROLOGIA CAPA
  • Hidrologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!