ATPS DE FUNDAMENTOS DAS PLITICAS SOCIAIS

1228 palavras 5 páginas
Anhanguera Educacional – Uniderp Polo Serra Talhada
Serviço Social – Fundamentos das Politicas Sociais
Profª. Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
Everlaide Maria Serafim de Lima - RA 360128
Keliny Maria Targino Barros - RA 358933
Selma Rosiane de Sousa - RA 356910

Serra Talhada, 30 de outubro 2013

Política é arte ou ciência da organização, administração de países ou Estados e também direção e governo. É inquestionável que a administração pública exerce um papel fundamental para preservação do princípio da dignidade da pessoa humana, um dos fundamentos do Estado democrático de direito. Realmente, da administração pública depende a concretização de direitos sociais fundamentais, como saúde, educação, alimentação, trabalho, habitação, lazer, segurança pública, enfim, direitos essenciais para a própria sobrevivência humana, com o mínimo de dignidade.

Política social é um conceito que a literatura especializada não define precisamente. De um ângulo bem geral, no âmbito das ciências sociais, a política social é entendida como modalidade de política pública e, pois, como ação de governo com objetivos específicos.
Assim, percebe-se que, mais do que conferir rigor absoluto ao conceito de política pública,
1

é importante considerar seu caráter político , e, portanto circunstancial, o que equivale a dizer historicamente inteligível. Como política pública, portanto, a política social deve ser entendida em sua dimensão política e histórica.
Embora toda definição seja insuficiente, políticas públicas é o conjunto de diretrizes governamentais voltadas, legalmente, ao propósito de se criar condições de desenvolvimento sócio- econômico em favor de uma dada população de um determinado país. Obviamente esse conceito diz respeito à interferência estatal na vida social para a perseguição de objetivos pautados sob a égide do bem comum. As definições de políticas públicas sempre dizem respeito à alocação de recursos financeiros, resultado de múltiplos interesses aos quais o
Estado deve

Relacionados

  • Trabalho geral
    13947 palavras | 56 páginas