atps de Fisica3-etapa1-passo1

550 palavras 3 páginas
ETAPA 1
Passo 1
RELATÓRIO
As partículas de pó quando em contato com fontes de ignição, podem apresentar condições para ocasionar incêndios e explosões, mesmo que tenham sido originadas por meio de uma operação "normal", como varrição.
Se uma nuvem de poeira potencialmente explosiva entrar em contato com uma fonte de ignição suficientemente poderosa (apenas alguns milijoules são suficientes), uma ignição inicial será produzida. Esta é chamada de explosão primária, que geralmente desenvolve-se com velocidade subsônica (deflagração), que dá lugar a um considerável volume de gases, quentes, que desenvolverão uma onda de pressão.
Com isto, a poeira depositada nas proximidades entra também em suspensão, dando origem a uma nova nuvem de poeira à frente da chama, que agora passa a ser a fonte de ignição desta nova nuvem (mistura inflamável). O processo é repetido, produzindo uma seqüência de várias explosões secundárias, liberando energia de forma crescente, que poderão ter como conseqüência, a devastação da planta inteira.
Uma das fontes de ignição mais comumente encontradas nas instalações em atmosferas explosivas são as centelhas produzidas por equipamentos elétricos inadequados, ou mesmo instaladas de forma incorreta frente às normas técnicas aplicáveis.
Para que se produza uma explosão de pós, devem concorrer simultaneamenteas seguintes condições:
- Pó combustível em suspensão, com baixo teor de umidade;
- Concentração da nuvem acima do limite inferior de explosividade (LIE);
- Partículas de tamanho conveniente;
- Ar (oxigênio) presente;
- Fonte de ignição com energia suficiente.
Com relação à fonte de ignição, pode-se afirmar que é mais difícil iniciar-se uma explosão de pó, que uma inflamação de gases ou líquidos inflamáveis, porque a energia necessária para ignição dos pós é 1.000 vezes superior (da ordem de mJ) à dos gases inflamáveis (da ordem de J).
A análise de causas de explosões é um processo complexo e demorado, que demanda entrevistas com

Relacionados