Atps de Etrutura e Análise das Demonstrações Financeiras

2126 palavras 9 páginas
FACULDADE ANHANGUERA DE PASSO FUNDO

Atps de Etrutura e Análise das Demonstrações Financeiras

Passo Fundo 2013

Introdução

Reconhecer e definir problemas equacionais, através da análise da estrutura das demonstrações financeiras e contábeis da empresa Natura Cosméticos.

Estrutura das Demonstrações Financeiras:
A) PATRIMÔNIO: é o conjunto de bens, direitos e obrigações que pertencem a entidade.
B) BENS: são todos os elementos, materiais ou imateriais, tangíveis ou intangíveis, que possuem valor econômico, que pertencem a entidade e dos quais ela necessita para atingir seus objetivos.
C) DIREITOS: direitos são valores que a entidade tem a receber de terceiros, provenientes da venda ou empréstimo de mercadorias, produtos, serviços ou bens.
D) OBRIGAÇÕES: são valores que a entidade tem a pagar a terceiros, provenientes da compra ou empréstimo de mercadorias, produtos, serviços ou bens.
E) PATRIMÔNIO LÍQUIDO: A equação fundamental do patrimônio de uma entidade é:
PL = (B+D) – (OB)
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PATRIMÔNIO
O Patrimônio de uma entidade assume a seguinte representação gráfica: aplicações origens
OBRIGAÇÕES
BENS + DIREITOS
PATRIMÔNIO LÍQUIDO
O Patrimônio de uma entidade, representado como na figura acima, apresenta dois lados. O lado esquerdo (bens + direitos) é denominado lado das APLICAÇÕES DE RECURSOS e o lado direito (obrigações + PL) é chamado lado das ORIGENS DE RECURSOS.
CAPITAL: diferentemente do aspecto financeiro, sob o aspecto contábil, o termo Capital pode encontrar vários sentidos. Observando o lado dos capitais, se conclui que as entidades possuem dois tipos de capitais:
a) Capitais de Terceiros : representam as dívidas

Relacionados