ATPS de estatística

Páginas: 6 (1477 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Etapa 1

O QUE É ESTATÍSTICA?

Estatística, é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizados, a coleta qualificada dos dados, a inferência, o processamento, a análise e a disseminação das informações.
O desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações permitem ocontrole e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. A Estatística tem por objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente, com situações sujeitas a incertezas.
Apesar da Estatística ser uma ciência relativamente recente na área da pesquisa, ela remonta à antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadaspara obtenção de informações sobre os habitantes, riquezas e poderio militar dos povos.
Atualmente os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informação acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade que, por sua vez, podem utilizá-los para o desenvolvimento de suas atividades. A expansão noprocesso de obtenção, armazenamento e disseminação de informações estatísticas tem sido acompanhada pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análise de dados estatísticos.


APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DE CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO (CEP)

O objetivo dos conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo (CEP) é analisar a qualidade e a capacidade de produção daindústria, visando identificar particularidades e características do processo, assim como oportunidades de melhorias úteis aos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa, ou mesmo para outras pessoas que trabalhem e lidem com processos similares. Nesses controles são utilizados alguns dos principais tipos de gráficos de controle, tais como o gráfico de controle para observaçõesindividuais; o gráfico da amplitude móvel; o gráfico da média móvel exponencialmente ponderada e o gráfico da soma cumulativa. A introdução do conceito de gráfico de controle foi dada por Walter A. Shewhart em 1924, com o objetivo de controlar a variabilidade do processo na empresa Bell Laboratories. Particularmente o autor apresentou os gráficos de controle da média e do desvio padrão amostral.Esses gráficos consistem de uma linha central (média do processo), e duas linhas paralelas a esta, chamadas de limites inferior (LI) e superior de controle (LS). Todos os gráficos de controle construídos com essa mesma filosofia são denominados de gráficos de Shewhart.
Os gráficos de controle de somas cumulativas foram propostos inicialmente por PAGE (1954) e posteriormente estudados por muitosautores tais como EWAN (1963), PAGE (1961), WOODALL e ADAMS (1993) dentre outros. O gráfico CUSUM incorpora diretamente toda a informação nas sequências de valores da amostra de um valor alvo, como por exemplo, a média do processo. Além disso, o CUSUM combina informação de várias amostras, tornando-o mais eficaz do que os gráficos de Shewhart para detectar pequenas mudanças na média do processo. Outravantagem deste tipo de gráfico sobre os de Shewhart é a sua eficiência em detectar pequenas mudanças no processo quando se utilizam amostras unitárias.
Similarmente ao gráfico da soma cumulativa, o gráfico da média móvel exponencialmente ponderada, é uma forma alternativa ao gráfico X de Shewhart, utilizado para detectar pequenas mudanças na média do processo. A principal diferença entre estesdois gráficos, é que no EWMA os dados não se afastam gradual e indefinidamente da linha média como no caso do CUSUM, e sim, apenas até atingir a nova média, passando então a oscilar aleatoriamente em torno da mesma.
O gráfico da média móvel exponencialmente ponderada foi introduzido por ROBERTS (1959) e foi estudado por muitos pesquisadores dentre os quais se destacaram CROWDER (1989) e LUCAS e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps estatistica
  • Atps
  • ATPS Estatistica
  • atps estatistica
  • ATPS ESTATISTICA
  • Atps estatistica
  • Atps estatistica
  • Atps estatistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!