Atps de Empeedesmo

566 palavras 3 páginas
Empreendedorismo:
Etapa 1
Passo 1 (Individual)
. Acesso em: 25 set. 2012. 
Passo 2 (Equipe)
Identificar oportunidades e desafios do empreendedorismo no Brasil.

Passo 3 (Equipe)
Oportunidades e Desafios do Empreendedorismo no Brasil
O empreendedor inicia um negócio porque está desempregado e precisa de algum jeito, “se virar” para pagar as contas e sobreviver. Já no empreendedorismo de oportunidade, o empreendedor inicia um negócio porque viu uma necessidade não atendida, um nicho de mercado com poucos competidores ou outra boa chance de ganhar dinheiro montando um negócio.
Segundo dados, o índice do Brasil em empreendedorismo por oportunidade cresceu gradativamente do que por empreendedorismo por necessidade, ou seja, para cada 1,6 empreendedor por oportunidade temos um por necessidade.
Se pararmos de ler por aí podemos pensar “Hum! Que ótimo! Estamos mais ricos e nos desenvolvendo!”. Mas se continuarmos na leitura do relatório, vamos ver que, sim, estamos mais ricos, mas também veremos que não estamos nos desenvolvendo tanto assim.
Mesmo sendo o sexto país mais empreendedor quando comparado à outros países de situação econômica semelhante, o Brasil tem a menor proporção de empreendimentos com algum conteúdo inovador entre todos os países analisados e nota-se que os empreendedores brasileiros têm pouca percepção quanto à nichos de mercado. O Brasil apresenta uma das menores intenções de inserção no mercado internacional, onde os empreendedores manifestam a intenção de venderem para clientes de fora do país.
É possível perceber um certo “pré” conceito existente, de que empreendedores de baixa renda necessariamente iniciam seus negócios apenas por necessidade, o que não é verdade quando vemos a grande quantidade de pessoas que baixa renda que iniciam seus negócios ao perceber oportunidades em suas comunidades, seja para montar uma academia ou lan house com horários destinados para idosos, uma bicicletaria que atende em casa, uma loja de vestidos de

Relacionados