Atps de economia

Páginas: 12 (2939 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2013



CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓLO - TUCURUÍ

ANÁLISE ECONÔMICA – PRODUÇÃO DE AÇAÍ



CIÊNCIAS CONTÁBEIS – ECONOMIA

2013
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO

Este trabalho de Economia tem como foco principal nos enfatizar sobre os seus conhecimentos adquiridos nas aulas. Este trabalho é uma analise do mercado de produção deaçaí, feita através de pesquisas de mercado, como demanda e oferta, custo de produção, indicadores regionais, e influencia de economia internacional. Tem como objetivo também, potencialidades e dificuldades, e entender o cenário econômico, o que influenciará em tomadas de decisões.























1. PESQUISA SOBRE O RAMO DA PRODUÇÃO DE AÇAÍ.

1.1 Quanto secompra e se vende
Pará é referência mundial na produção de açaí. Com farinha, com açúcar, com peixe frito, com camarão. Ou até sem nada. Para o paraense, não importa o acompanhamento, ou a falta dele, o indispensável mesmo é ter açaí na mesa. O fruto, originário da Amazônia, pode ser consumido nas mais diferentes formas: de suco a sorvete (e, hoje em dia, até como cosmético), e artesanato com o caroçodo açaí, ou seja, tudo se aproveita do fruto. Embora a preferência local seja pelo tradicional vinho, produzido pelos chamados batedores, profissionais que utilizam máquinas específicas para separar a polpa do caroço do fruto. É essa polpa, misturada à água, que compõe o vinho.
No Pará, é tarefa quase impossível encontrar alguém que não goste de açaí. O Estado é o maior produtor do mundo. Noano passado, ultrapassou as 581 mil toneladas do fruto, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), fornecidas pela Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri). De acordo com a Secretaria, o mesmo levantamento aponta que a área plantada de açaí no Pará, até 2008, era de cerca de 59,2 mil hectares. Com esses dados se pensa que o estado tem muito açaí, mas a demanda tambémé gigantesca. Para se ter ideia, hoje, no Pará, há mais de 147 agroindústrias que trabalham com açaí.
O município do Pará que mais se destaca é Igarapé-miri, o município é conhecido como a capital do açaí, que tem uma área plantada superior a 30 mil hectares de açaizeiros nativos, todos na várzea. Cerca de 20% da produção são destinados ao consumo interno dos moradores, os outros 80% sãovendidos para agroindústrias, todas do Pará.
A produção de açaí no Pará está em constante crescimento, com um aumento de 100% no índice de produção, o que afirma o estado como o maior produtor de açaí do país. Através da análise do gráfico, percebe-se que a produção do açaí no estado adquire um alto nível de importância para a economia do estado.

O município de Igarapé-Miri, situado na mesorregiãodo nordeste paraense, é responsável unicamente pela produção de 153.000 toneladas do açaí, somente em 2009, , o que corresponde a 25,5% da produção de todo o estado do Pará.

1.2 Comportamento do consumidor.

O estado do Pará é o maior produtor e também consumidor de açaí. A polpa é considerada item complementar ou se não básico das refeições dos paraenses.
Seu principal consumo é com afarinha de mandioca ou de tapioca, acompanhados de peixe, camarão ou carne seca. É também utilizada na indústria como matéria-prima na fabricação de sorvetes geleias, picolés e cremes, até mesmo usados na fabricação de cosméticos.

1.3 Influencias da economia sobre o ramo escolhido.
Atualmente a economia paraense vem se fortalecendo cada vez mais com a representatividade de seus produtosregionais, sendo estes de abrangência às mais diversas classes da economia, ou seja, a comercialização de produtos como o açaí, possui como publico alvo os consumidores que vão desde a alta classe social até aos de menor poder aquisitivo. Isso vem a justificar a grande necessidade de se possuir uma Logística, de modo a suprir as necessidades dos consumidores.
Com maior poder de compra e de escolha,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS ECONOMIA
  • ATPS DE ECONOMIA
  • Atps economia
  • Atps economia
  • Atps economia
  • Atps economia
  • ATPS Economia
  • ATPS ECONOMIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!