Atps De Desenvolvimento Local E Territorializa O Novo ANHANGUERA

1373 palavras 6 páginas
Universidade Anhanguera - Uniderp
Curso: Serviço Social
Período: 8º
Disciplina: Desenvolvimento Local e Territorialização
Tutora Presencial: Fernanda auricele Machado Franco

Atividade Prática Supervisionada
Maria núbia de Sousa Felismino R347666
Edlene Pinheiro Neves: RA: 341267
Elvany Rodrigues da silva RA:296241
Rosana Aguiar da Silva RA:333209
Caxias - Ma
2014

Desenvolvimento Local
O conceito de desenvolvimento local vem sendo criticado e renovado por muitos autores ao longo dos anos. Um marco importante passa a ser, em 1990, o relatório mundial de Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
(PNUD), este relatório coloca que o índice de desenvolvimento humano (IDH, tende a relativizar o PNB por habitante enquanto medida universal do desenvolvimento e tem forte significado simbólico (MILANI, 2005).
No ano 2000, ao passo em que os temas sociais já integram o segmento da economia, o desenvolvimento é igualmente criticado em seus fundamentos, em suas práticas frequentemente contraditórias e em seus mitos fundadores.
Uma das críticas diz respeito ao evolucionismo social, que prega que os países subdesenvolvidos devem atingir o patamar daqueles desenvolvidos. Isso implica em que, ao seguir os passos dos países desenvolvidos, o desenvolvimento estaria garantido. A crítica está no fato de que em matéria de desenvolvimento não se pode antecipar os passos futuros de forma independente da realidade local, realidade esta que tem suas implicações peculiares. (RIST, 1996 apud MILANI, 2005).

O desenvolvimento deve ser entendido levando-se em conta os aspectos locais, aspectos estes que têm significado em um território específico. O global passa a ter a sua importância associada ao local e vice e versa, já que um está em constante mudança por conta das interferência do outro e, por conta disto, muitos autores utilizam o termo “glocal”, a junção dos dois aspectos, para se referir ao desenvolvimento.
Muitos autores já tentaram desconstruir o termo desenvolvimento por

Relacionados