atps de desenvolvimento economico

Páginas: 12 (2799 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014
UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP
PÓLO CRICIÚMA - SC

ALINE CRESCENCIO RA
CARLA DE CASTRO RA
LILIAN RA
PATRICIA GUIZZO RA 402563




ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)
DESENVOLVILMENTO ECONÔMICO
5ª FASE ADMINISTRACAO




CRICIÚMA, MAIO 2014.












Trabalho de Desenvolvimento Econômico ao Curso de ADMINISTRACAO das Faculdades Anhanguera – Uniderp,Pólo de Criciúma, como requisito para conclusão da matéria.
Professora:
Orientador:




CRICIÚMA, MAIO 2014.

SUMÁRIO

Introdução 04
Etapa I – Perspectivas do Desenvolvimento Econômico entre os Países 05
Etapa II –Aspectos Econômicos dos BRICS 08
Conclusão 11
Bibliografia 11





















INTRODUÇÃO
A nossa ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas)é composta por 04 Etapas.
Na Primeira Etapa será abordado o que é PIB e os principais índices de desenvolvimento econômico e humano, tais como: Índice de Gini, A Curva de Lorenz e o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), trataremos também nesta Etapa da Dependência Econômica e a criação da CEPAL.
A Segunda Etapa descrevermos os desenvolvimentos dos Países que compõem o BRICS e o quanto oBrasil evolui e vem evoluindo perante aos demais Países
Desta forma vai contribuir para equipe conhecimento no que tange ao desenvolvimento econômico, sobre as economias emergente os tigres asiáticos, e também aos desenvolvimentos dos países, como uma forma de contribuição do aprendizado.























Etapa 1 – Perspectivas do Desenvolvimento Econômico entre osPaíses e os Principais Índices de Desenvolvimento
Podemos dar como uma definição do PIB (Produto Interno Bruto) é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em Reais). Ele é um importante indicador da atividade econômica de uma região,representando o crescimento econômico. Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia).
O PIB per capita (por pessoa), também conhecido como renda per capita, é obtido ao pegarmos o PIB de uma região, dividindo-o pelo numero de habitantes desta. Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da contatodos os bens de consumo de intermediário Inclui cada um dos elementos (matérias-primas, bens intermediários, uso de equipamentos, capital, horas de trabalho etc.) necessários para produzir mercadorias ou serviços (Bonilha 2013), Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.
O índice oucoeficiente de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade. É comumente utilizada para calcular a desigualdade da distribuição de renda. O índice de Gini aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Numericamente, varia de "0 a 1", onde o zero corresponde à completa igualdade de renda, ou seja, todos têm a mesma renda e 1 que corresponde à completa desigualdade,isto é, uma só pessoa detém toda riqueza, e as demais nada tem.
Na prática, o índice de Gini costuma comparar os 20% mais pobres com os 20% mais ricos. No Relatório de Desenvolvimento Humano de 2007, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD, o Brasil aparece com um índice de 0,580, sendo um dos últimos de um ranking composto de 180 países, superando apenas os seguintespaíses: Namíbia, Lesotho, Botswana, Serra Leoa, República Africana, Swzilândia, Bolívia, Haiti e Colômbia.
O índice de Gini, também pode ser utilizado para medir o grau de concentração de qualquer distribuição estatística, tais como, medir o grau de concentração de posse de terra em uma região, da distribuição da população urbana de um país pelas cidades, de uma indústria considerando o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atps de desenvolvimento economico
  • Atps desenvolvimento economico
  • Atps de desenvolvimento economico
  • atps desenvolvimento economico
  • Atps desenvolvimento economico
  • ATPS DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
  • ATPS DESENVOLVIMENTO ECONOMICO
  • Desenvolvimento Economico ATPS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!