ATPS DE ALFABETIZA O E LETRAMENTOplagio

1942 palavras 8 páginas
Taboão da Serra
2014

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera de Taboão da Serra requisito parcial à obtenção do titulo de Licenciatura em Formação.
Orientadora: Verônica Cartoce

Taboão da Serra
2014
Sumário
ETAPA 1 4 à 6
ETAPA 2 7 à 8
ETAPA 3 09
ETAPA 4 10
CONCLUSÃO 11
Bibliografia 11

O QUE SIGNIFICA ESTAR ALFABETIZADO

O conceito de alfabetização tem mudado muito nas últimas décadas, antigamente uma pessoa que sabia assinar o próprio nome era considerada alfabetizada. Esse conceito hoje está ultrapassado.
De acordo com o dicionário o conceito de alfabetizar é “Ensinar a ler e a escrever, dar instrução primária”. Porém para alguns teóricos alfabetizar é muito mais que ensinar a decifrar letras, significa ensinar que alguns símbolos juntos formam outros símbolos que por fim simbolizam objetos, expressam pensamentos, contam histórias, passam experiências, formalizam documentos, etc. Estar alfabetizado é saber ler e escrever, expressar opiniões, expressar por meio da escrita, ideias e sentimentos, requer habilidade da coordenação motora fina e também está diretamente relacionada à capacidade de interpretação de textos, imagens, símbolos, desenhos, etc.
Ler é uma operação inteligente, difícil, exigente, mas gratificante. Ninguém lê ou estuda autenticamente se não assume, diante do texto ou do objeto da curiosidade a forma crítica de ser ou de estar sendo sujeito da curiosidade, sujeito da leitura, sujeito do processo de conhecer em que se acha. Ler é procurar buscar criar a compreensão do lido; daí, entre outros pontos fundamentais, a importância do ensino correto da leitura e da escrita. É que ensinar a ler é engajar-se numa experiência criativa em torno da compreensão. Da compreensão e da comunicação. (Freire, Professora sim, tia não, 1997)

“Estar alfabetizado é ter autonomia para viver na sociedade”
Autora; Luana costa da silva. “Estar

Relacionados