atps de adminstraç

5265 palavras 22 páginas
POLO CEAD GOIÂNIA
Curso: Gestão Pública

Tutor a Distância: Monica Satolani
Tutor Presencial: Paulo de Sá

Goiânia, 10 de abril de 2014.
Sumário

Introdução

Neste trabalho veremos o surgimento de uma gestão de Gerencialísmo, baseado em conceitos atuais de administração e eficiência, voltada para o controle e resultados fazendo com que seja descentralizada para melhor atender os cidadãos que precisam dos serviços públicos.
Nos dias de hoje é cada vez mais comum procurar pelo modelo ideal de gestão, mas é bastante comum não encontrarmos esse modelo pronto e acabamos optando pela adaptação do melhor exemplo.
Existe uma saída nesses casos é tentar maximizar a chances de assertividades adaptando o modelo a nossa realidade, o processo como ele de fato acontece. Itens como cultura devem ser levados em consideração, pois, trata se de um fator crítico de sucesso no projeto de implantação do novo modelo.
A Gestão Pública no Brasil ainda é um desafio, entretanto estamos caminhando para o lado certo, a redemocratização do nosso país aconteceu há pouco mais de 20 anos é natural que enfrentaremos barreiras.

Modelos teóricos da Administração Pública

Para iniciar vamos falar dos três modelos teóricos de administração pública, referindo a três diferentes formas. Patrimonialista, burocracia e gerencia lismo, os três modelos que se ocorreram ao longo do tempo, cada um prevalecido em épocas diferentes, isso não significa que foram deixando de existir, com o surgimento do outro, tanto o patrimonialismo quanto a burocracia ainda estão presentes, mesmo prevalecendo o gerencia lismo. A Gestão Patrimonial e Administração de Recursos Patrimoniais compreendem o planejamento, a estruturação de funções e o controle, com o conjunto racional de técnicas, operações e procedimentos, desde a introdução ou aquisição, até a destinação

Relacionados