Atps das obrigações de fazer

Páginas: 2 (371 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
Das Obrigações de Fazer



1. CONCEITO


A obrigação de fazer ( obligatio faciendi ) abrange o serviço humano em geral, seja material ou imaterial, a realização de obras e artefatos, ou aprestação de fatos que tenha utilidade para o credor. A prestação consiste, assim, em atos ou serviços a serem executados pelo devedor. Pode-se afirmar, em síntese, que qualquer forma de atividade humana,lícita, possível e vantajosa ao credor, pode constituir objeto da obrigação¹.
A técnica moderna costuma distinguir: prestações de coisas para as obrigações de dar a prestação de fato para as defazer e não fazer. As prestações de fato podem consistir: a) no trabalho físico ou intelectual (serviços), determinado pelo tempo, gênero ou qualidade; b) no trabalho determinado pelo produto, ou seja,pelo resultado; c) num fato determinado simplesmente pela vantagem que traz ao credor² .
Quando a obligatio faciendi é de prestar serviços, físicos ou intelectuais, aquela em que o trabalho é aferidopelo tempo, gênero ou qualidade, o interesse do credor concentra-se nas energias do obrigado. Quando é de realizar obra, intelectual ou material, como escrever um romance ou construir uma casa,interessa aquele o produto ou resultado final do trabalho do devedor.
As obrigações de fazer diferem das obrigações de dar principalmente porque o credor pode, conforme as circunstâncias, não aceitar aprestação pó terceiro, enquanto nestas se admite o cumprimento por outrem, estranho aos interessados (CC,art.305). No entanto, a distinção entre essas duas modalidades sofre restrições na doutrinacontemporânea, a ponto de ser abandonada por alguns códigos, tendo em vista que dar não deixa de ser fazer alguma coisa.
Aponta a doutrina a seguinte diferença: nas obrigações de dar a prestação consiste naentrega de uma coisa, certa ou incerta; nas de fazer o objeto consiste em ato ou serviço do devedor. O problema é que, em ultima análise, dar ou entregar alguma coisa é também fazer alguma coisa....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Obrigações de fazer
  • Das obrigações de fazer
  • processo de execução das obrigações de fazer
  • OBRIGAÇÕES DE FAZER "IN FACIENDO"
  • Tutela Processual das Obrigações de Fazer e Não Fazer
  • Obrigações de Dar Coisa Incerta; de Fazer e de Não Fazer
  • Das modalidades das obrigações: obrigação de fazer; obrigação de não fazer
  • ATPS DIREITO CIVIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!