atps da anhanfguera

1254 palavras 6 páginas
ANÁLISE CUSTOS

1 - INTRODUÇÃO

A história do desenvolvimento de Custo de um produto Industrial é a história do desenvolvimento das industrias. À medida que as atividades industriais começaram a surgir, os registros de custos tiveram seu início. Hoje vivemos num mundo de competições, no sentido mais amplo da palavra, e, para competir, é necessário conhecer os elementos da luta. A competição de preços, a concorrência nos mercados internos e externos, com seus reflexos econômicos, as empresas estão sendo impulsionadas cada vez mais em busca do custo. No regime capitalista o custo representa a orientação do investimento na empresa que, com os demais fatores, determina o equilíbrio da economia livre. O custo representa tambem um fator de desenvolvimento, pois atraves dele podemos determinar o grau tecnológico de produção: artesanato, produção em série, mecanização, automatização, etc. O conhecimento do custo leva o administrador a orientar a produção pelos caminhos da economicidade em benefício de um investidor.

2 – PRINCIPAIS USUÁRIOS DOS RELATORIOS DE CUSTOS Os usuários mais importantes de um eficiente sistema de custos e formação de preço são: - Donos, acionistas da empresa; - Diretores e demais executivos responsáveis pelas tomadas de decisões, - Administradores, os relatórios gerenciais de custos são ferramentas obrigatórios para gerenciamento das atividades da empresa.

3 - PARA QUÊ SERVE CUSTOS? a) CONTÁBIL: Valorização: Custo de Estoque Custo de produtos Lucros Legislação fiscal

b) ANÁLISE: Análise de Custo dos produtos Análise de resultado Formação de preço de venda Política comercial “Make-or-buy”

4 - CONCEITO DE CUSTOS, DESPESAS, INVESTIMENTOS E PERDAS

CUSTOS: São valores gastos na produção de um novo bem ou serviço. Portanto são todos os valores gastos na fábrica ( setor produtivo ).

DESPESAS: São valores gastos direta ou indiretamente para

Relacionados