atps da ana maravilhosa 1

Páginas: 5 (1026 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2015
Definições de Concepções de: Criança, Educação Infantil e de Ensino Fundamental.

A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico e faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com determinada cultura e um determinado momento histórico.  Possui uma natureza singular, que a caracteriza como ser que sente e pensa o mundo de um jeito muito próprioprecisando ser compreendido e respeitado. A criança é um ser lúdico que faz suas próprias construções através do brincar, do encenar, do estabelecimento de vínculos afetivos e de situações prazerosas que a auxiliam na construção e na reorganização de suas ideias e sentimentos sobre o mundo, as pessoas e sobre si mesma. Ela amplia o conceito de mundo através da estimulação de suas habilidades, dedesafios propostos, partindo do pressuposto de que já existe nela uma capacidade de adquirir o conhecimento, ou seja, que ela é um sujeito participativo e interativo na construção do conhecimento e de seu processo de desenvolvimento.
“as crianças são agentes ativos que constroem suas próprias culturas e contribuem para a produção do mundo adulto”. Mais que imitação, suas produções são singulares einovadoras.
A Educação infantil sofreu grandes transformações nos últimos tempos. O processo de aquisição de uma nova identidade para as instituições que trabalham com crianças foi longo e difícil. Durante esse processo surge uma nova concepção de criança, totalmente diferente da visão tradicional. Se por séculos a criança era vista como um ser sem importância, quase invisível, hoje ela é consideradaem todas as suas especificidades, com identidade pessoal e histórica.
Educação Infantil das crianças pequenas eram vistas como tarefas da família, principalmente das mães e de outras mulheres. Depois do desmame, a criança era percebida como um pequeno adulto, quando já alcançava certo grau de independência, passava a ajudar os adultos nas atividades cotidianas e a aprender o básico para suainserção social. Não se considerava a identidade pessoal da criança.
“Educacao basica, tem como objetivo o desenvolvimento integral da crianca até cinco anos de idade, em seus aspectos fisicos, psicologicos, intelectual e social, complementando a ação da familia e da comunidad”.
Ensino fundamental no contexto escolar fundamenta-se numa perspectiva de considerar que a criança está inserida em determinadocontexto social e, portanto, deve ser respeitada em sua história de vida, classe social, cultura e etnia. Nesse sentido, a escola é vista como espaço para a construção coletiva de novos conhecimentos sobre o mundo, na qual a sua proposta pedagógica permite a permanente articulação dos conteúdos escolares com as vivências e as indagações da criança e do jovem sobre a realidade em quevivem. Podemos considerar os processos interativos, a cooperação, o trabalho em grupo, a arte, a imaginação, a brincadeira, a mediação do professor e a construção do conhecimento em rede como eixos do trabalho pedagógico voltado para o desenvolvimento da criança e do jovem visando à constituição do sujeito solidário, criativo, autônomo, crítico e com estruturas afetivo-cognitivas necessárias para operar suarealidade social e pessoal. O processo de desenvolvimento, na perspectiva histórico-cultural, é compreendido como o processo por meio do qual o sujeito internaliza os modos culturalmente construídos. Processos de aprendizagem e desenvolvimento humano, os ambientes pedagógicos são espaços que possibilitam ampliar suas experiências e se desenvolver nas diferentes dimensões humanas: afetiva, motora,cognitiva, social, imaginativa, lúdica, estética, criativa, expressiva e linguística.

Questões
Qual é a nomenclatura adequada para o primeiro ano do Ensino Fundamental de
nove anos?
A tabela estabelecida cita que a nomenclatura do primeiro ano do Ensino
Fundamental de nove anos é Anos iniciais que segue até o quinto ano.
Com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos, a Educação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atps Ana maria 1
  • atps ana rizzo 1
  • ATPS CONTABILIDADE ANA ADA I 1 1
  • ATPS ANA
  • Ana 1
  • As Viagens Maravilhosas De Marco Polo 1
  • ATPS ANA PAULA
  • ATPS Ana Paula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!