Atps contabilidade gerencial 6periodo anhanguera

1336 palavras 6 páginas
CONTABILIDADE GERENCIAL

Anápolis
04/03/2012

DIEGO RA:
ELIANE CRISTINA DE PAULA RA:
JHONNE OLIVEIRA VIEIRA RA:
MINEIA SILVA CANUTO:

ATPS

Trabalho apresentado a Professora Raquel Nunes
Da disciplina contabilidade gerencial
Do 6º período noturno Do curso de Ciências Contábeis

04/03/2012

INTRODUÇÃO

A contabilidade gerencial tem se desenvolvido desde longa data focando o lado interno das organizações. Hesford et al. (2007) mencionam que, a partir da década de 1980, surgiram novos tópicos de pesquisa e novos periódicos internacionais com espaço para a contabilidade gerencial. Esses periódicos apresentam uma perspectiva diferente no exame dos fenômenos, com preocupação multidisciplinar e, em muitos casos, com uma multiplicidade de métodos aplicados na análise dos problemas.

Como decorrência, torna-se relevante saber se há consenso e em que elemento, quanto ao tratamento dado à contabilidade gerencial nas salas de aula. O senso comum indica que devem ocorrer discrepâncias em função de formações, experiências e visões diferenciadas em termos de utilidade e estrutura da contabilidade gerencial por parte dos professores. Dessa forma, diferentemente da contabilidade financeira que, por ser normativa, pode ser entendida de maneira abrangente e uniforme, o grau de homogeneização da aplicação da contabilidade gerencial em sala de aula não parece ser uma realidade.

A contabilidade gerencial ou contabilidade de gestão é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e fiscais. Além do mais, o custo de manter uma contabilidade completa (livros diário, razão, inventário, conciliações, etc.) não é

Relacionados