ATPS CONTABILIDADE GERAL 12

Páginas: 9 (2128 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
Anhanguera Educacional
Administração 3º série








GRASIELA SARTORI – 9906105384
MAGDA KOEFENDER - 8097926162
SKARLET BORBA – 8489820901






ATPS Contabilidade Geral
1ª e 2ª etapa










Passo Fundo
2015

GRASIELA SARTORI – 9906105384
MAGDA KOEFENDER - 8097926162
SKARLET BORBA – 8489820901












ATPS DE CONTABILIDADE GERAL 1ª E 2ª ETAPA



Trabalhoapresentado a professora
de graduação da Faculdade Anhanguera
de Passo Fundo, orientadora de contabilidade Geral
Prof. Mirian Frosa














Passo Fundo
2015

Sumário
INTRODUÇÃO: 3
ETAPA 1 4
PASSO 1 5
PASSO 2 6
PASSO 3 8
Passo 4 (Equipe) 9
ETAPA 2 10
PASSO 1 10
PASSO 2 12
Passo 3 16
CONCLUSÃO 17
BIBLIOGRAFIA 18














INTRODUÇÃO:

O trabalho a seguir é resultado do estudo da empresa‘Pedal Certo Comercial de Bicicletas e Acessórios Ltda.’ O trabalho nos mostra quais são os métodos de escrituração partindo desses princípios iremos relacionar os fatos contábeis ocorridos na empresa e elaborar um estudo contábil com os débitos e créditos lançados nos livros até a data de 31/01/2014.



















ETAPA 1

PASSO 1

METODOS DE ESCRITURAÇÃO
A escrituração contábil é a primeira emais importante das técnicas contábeis, pois somente a partir dela que se desenvolvem as demais técnicas de demonstração, analise e auditoria, sua finalidade é a de fornecer a pessoas interessadas informações sobre um patrimônio determinado:
Método das partidas simples   Este método não é usado atualmente, por ser deficiente e incompleto. Por esse método só se fazem registros de operações realizadascom pessoas omitindo-se, portanto, o registro de elementos patrimoniais, bem como do lucro e prejuízo. Nesse método a única maneira de se conhecer o resultado das operações é comparando o total dos bens, direitos e obrigações no início e no fim do exercício. Método das partidas dobradas Ao contrário do outro método este é universalmente adotado desde sua brilhante exposição pelo frade LucaPacioli, em 1494. 
Todo fato da entidade deverá ser escriturado, para este fim devem ser utilizados livros contábeis, que devem seguir critérios intrínsecos e extrínsecos, de acordo com a legislação. Alguns livros são obrigatórios, tais como o Livro Diário e o Livro Razão que de acordo com a Resolução do Conselho Federal de contabilidade devem ser registros permanentes da empresa, outros sãofacultativos, pois, por não serem exigidos por lei, podem ser adotados ou não a critério da empresa.
Livro razão Após lançamento no Diário, o registro contábil é desdobrado e lançado, conta por conta, em um livro ou jogo de fichas denominado Razão. A sua escrituração deve ser individualizada e obedecer à ordem cronológica das operações, sendo dispensável o registro ou autenticação do livro ou fichas, e oseu preenchimento devem obedecer ao método das partidas dobradas. O lançamento no livro Razão é muito importante para as empresas, pois, com a totalização individual das contas, possibilita saber a qualquer momento, o saldo de cada uma delas. Com esses dados fornecidos através da escrituração do livro razão, temos o controle do patrimônio, e essas informações trazem resultados positivos para melhoradministrar as organizações empresarias. O livro diário assim como o razão são os principais livros da contabilidade  o diário registra todas as operações que envolvam o patrimônio da empresa no decorrer de um período. O livro diário, ao contrario do razão deve ser autenticado e é de uso obrigatório. É um livro que se registra todas as operações contábeis da Entidade, em ordem cronológica e com aobservância de regras, como as suas folhas numeradas seqüencialmente e serão lançados os atos ou operações da atividade que altere ou possam vir alterar a situação patrimonial da empresa.
O livro Diário deverá conter o termo de abertura e encerramento, a ser submetido ao órgão competente do Registro do Comércio dentro do prazo previsto na legislação, sob pena de multa prevista no imposto de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS Contabilidade Geral
  • Atps contabilidade geral
  • Atps contabilidade geral
  • atps Contabilidade geral
  • ATPS CONTABILIDADE GERAL
  • Atps de contabilidade geral
  • ATPS Contabilidade Geral Y
  • ATPS Contabilidade Geral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!