Atps cont tribu

381 palavras 2 páginas
Etapa 4
Passo 1
CPC 32
Tributos Sobre o Lucro
Objetivo e alcance
O termo Tributos sobre o lucro inclui todos os impostos e contribuições nacionais e estrangeiros que são baseáveis em lucros tributáveis, incluindo também impostos, como os retidos na fonte que são devidos pela própria entidade ou qualquer conjunto do qual participe. Diferenças temporárias: são as diferenças entre o valor contábil de ativo ou passivo na balanço e sua base fiscal. Elas podem ser:
• Diferenças temporárias tributáveis: são diferenças que resultam em valores tributáveis para determinar o lucro tributável no futuro quando o valor contábil de um passivo ou ativo é liquidado ou recuperado.
• Diferenças temporárias dedutíveis: são diferenças temporárias que resultarão em valores tributáveis para determinar o lucro tributável futuro quando o valor contábil de um ativo ou passivo é recuperado ou liquidado.
Tributos Correntes
É o valor do tributo devido (ou recuperável) sobre o lucro tributável (ou prejuízo fiscal) do período, na medida em que não estejam pagos, devem ser reconhecidos como passivo, se o valor já pago em relação ao período atual e anterior exceder o valor devidodeve ser desconhecido como ativo.
Reconhecimento de Passivos Fiscais Diferidos
Passivo fiscal diferido é o valor do tributo sobre o lucro devido em período futuro relacionado ás diferenças temporárias tributáveis, exceto quando venha:
• Reconhecimento de ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura.
• Reconhecimento inicial de ativo ou passivo que não afeta nem o lucro contábil nem o tributável.
Reconhecimento de Ativos Fiscais Diferidos
Ativo fiscal diferido é o valor do tributo sobre o lucro recuperável em período futuro está relacionado a diferenças temporárias dedutíveis, compensação futura de prejuízos fiscais não utilizados e de créditos fiscais não utilizados. Se o ativo fiscal diferido surgir do reconhecimento do ativo ou passivo em uma transação que não seja uma combinação

Relacionados

  • curso de direito financeiro e tribut rio ricardo lobo torres
    151052 palavras | 605 páginas