ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Páginas: 8 (1801 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem a finalidade de mostrar ao amigo leitor a importância de se estudar o Comportamento organizacional, não só para um complemento na disciplina curricular, mas para que se possa compreender a importância do Comportamento Organizacional dentro das empresas.
Estudaremos também assuntos como percepção, motivação e mudança, fazendo uma comparação desses assuntos com oComportamento Organizacional, esses assuntos são de suma importância para aqueles que querem compreender como os indivíduos atuam dentro das organizações.
Afinal o que leva os indivíduos a atuarem nas organizações? , e o que isso pode afetar na vida dos indivíduos? . Essas e muitas outras perguntas serão respondidas ao decorrer do trabalho.
Para isso fiquem atentas as explicações a seguir.COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Existem varias definições de Comportamento Organizacional, iremos ver duas delas, a primeira é de Derek Pugh um autor inglês que define C.O. como o “estudo da estrutura, do funcionamento e do desempenho das organizações, bem como o comportamento dos grupos e indivíduos dentro delas”. Já para John Ivancevich “o Comportamento Organizacional preocupa – secom o estudo do comportamento, das atitudes e do desenvolvimento dos trabalhadores em um ambiente organizacional, o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores, o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos, e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.Dessa maneira C.O. não deve ser considerado uma disciplina, mas sim uma área de conhecimento onde múltiplas disciplinas das Ciências Comportamentais trazem sua contribuição.
Dentre as varias ciências que integram o C.O. está a psicologia que visa compreender os microproblemas da vida organizacional, tais como percepção, motivação e estresse, mas o que vem a ser cada esses itens? E o que issoinfluencia no C.O?
A percepção nada mais é do que as imagens, as descrições interiores, a nossa maneira de “fotografar” e interpretar o mundo que nos cerca.
Transpondo essa situação para a situação organizacional um mesmo fato objetivo poderá gerar comportamentos diversos segundo a forma de se interpretar. Assim diversos administradores poderão ter reações diferentes diante, por exemplo, docomentário de um subordinado: um irá interpretá – lo como uma critica negativa, o outro talvez, como uma forma de colaboração para o aprimoramento organizacional.
Já a motivação é um processo que liga a emoção à ação, motivo é tudo aquilo que impulsiona o indivíduo a agir de determinada maneira em determinados lugares. Transpondo esse conteúdo para o C.O. foi possível obter uma criação de uma teoriachamada de teoria de dois fatores criada por Frederick Herzberg que por sua vez tinha a finalidade de mostrar o que levava o individuo a permanecer ou a sair de uma organização, essa teoria ficou conhecido como fator motivador e higiênicos, sendo o motivador tudo aquilo que satisfazem o trabalhador e o higiênicos tudo aquilo que leva a insatisfação do individuo no ambiente de trabalho, mas Herzebergnão foi o único a estudar esses fatores, outros estudiosos como Maslow, McGregor e Taylor também foram se aprofundar ainda mais nesses fatores, mas todos chegaram a uma única conclusão, de que todo trabalhador motivado terá uma maior realização não só no ambiente de trabalho, mas também na vida pessoal, fazendo assim um ciclo de bons rendimentos não só aos trabalhadores mas também nas organizaçõesem que atuam. E se ocorrer da motivação ser satisfeita pode ocorrer mudanças no comportamento dos indivíduos uma delas pode ser chamada de stress é uma doença causada pela revolta pessoal, social e fisiológica, isso ocorre quando há mudanças em nossas vidas, alternando de uma forma a desequilibrar o nosso físico e psicológico, podendo ser temporário ou não, sendo um problema muito serio dentro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atps comunicação e comportamento organizacional
  • ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
  • ATPS Comportamento Organizacional
  • ATPS Comportamento Organizacional
  • ATPS EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
  • Atps comportamento organizacional
  • Atps comportamento organizacional
  • Atps comportamento organizacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!