ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL REV 01

1846 palavras 8 páginas
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PROFESSORA: YAEKO OSAKI

ANHANGUERA EDUCACIONAL – UNIDADE 1
CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS – 1º SEMESTRE

Campinas, 08 de maio de 2013

INTRODUÇÃO
“COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL” Denis Anísio Carvalho.
Compreender o comportamento de uma organização é um desafio nos dias atuais. Existem aspectos determinantes do sucesso ou fracasso organizacional, os quais devem ser estudados e trabalhados a fim de se criar diferenciais e vantagens competitivas. Dentro de uma organização os indivíduos não se comportam somente como eles mesmos, mas também como membros do grupo no qual estão inseridos, dessa forma, compreender o trabalhador e suas ações é uma necessidade para qualquer gestor, pois é através deste que se consegue compreender o movimento dos grupos e a dinâmica organizacional.
A partir do proposto nesse trabalho foi abordado o tema “Comportamento Organizacional” suas definições, aspectos e finalidades, bem como fatores fundamentais dentro desse contexto como: Tipos de Sistemas, Inovação, Inovação Tecnológica, Liderança e Trabalho em Equipe, Percepção e Comunicação, Eficiência e Eficácia.

EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
Com base na leitura do texto “Eficiência e Eficácia conceitos distintos, porém interligados”, é possível afirmar que um objetivo pode ser atingido tanto com eficácia quanto com eficiência.
Com eficiência: O processo de alcance do objetivo é planejado para que o mesmo seja atingido da melhor maneira possível considerando (tempo, mão-de-obra, material, etc.).
Com eficácia: Nesse caso o mais importante é o alcance do resultado, não levando em conta a forma como as atividades foram realizadas.
Contudo pode-se afirmar que seja qual for a atividade a ser desempenhada é importante que a mesma seja realizada com eficiência e eficácia, pois a exemplo disso um produto pode ser interessante para o mercado, mas se a produção não foi eficiente os resultados não serão satisfatórios, por outro lado o mesmo

Relacionados