ATPS - Comportamento Organizacional ETAPA 1

Páginas: 6 (1254 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015

ATPS
Comportamento Organizacional





Etapa 1:
Tema: Comportamento Organizacional/Visão Sistêmica/Mudança.










Profº. Aleczandra Piazza






Nome: Juliana Berttoti Marques Henrique
RA: 1035955014


TÍTULO: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL


CONCEITO

Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos noambiente das organizações. No intuito de alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo, ou seja, a frequência ou duração de tempo de trabalho perdido quando os empregados não vão ao trabalho e promover a cidadania organizacional.
As primeiras tentativas para delimitar o campo do CO surgiram na década de 60, quando Pugh definiu-o como o estudo da estrutura e do funcionamento de organizações e docomportamento de grupos e indivíduos dentro delas, defendendo a idéia de tratar-se de uma ciência emergente e quase independente, apoiada em outras disciplinas como Psicologia, Sociologia e Economia.
Uma das preocupações inicias daqueles estudiosos que procuravam delimitar o campo do CO era diferenciá-lo da Psicologia Industrial/Organizacional, argumentando que as atividades organizacionais constituíamum objeto de estudo e não um contexto para onde conhecimentos psicológicos seriam simplesmente transferidos e aplicados. Um dos primeiros esquemas conceituais (modelo) para o CO, com quatro níveis de análise: indivíduos, equipes ou pequenos grupos de trabalho, departamentos ou outros pequenos setores organizacionais e a organização como um todo. Influenciados pela visão sistêmica de Katz e Kahnsobre as organizações, Payne e Pugh conceberam cada um dos níveis de análise do modelo como subsistemas interdependentes, mas com identidades próprias. Para estruturar a dinâmica de relações entre as variáveis de cada um dos quatro níveis de análises, os autores as organizaram em quatro categorias distintas: variáveis relativas ao ambiente, aos objetivos/recursos, a estrutura/processos e aocomportamento avaliado.
Além da controvérsia quanto à sua definição, as proposições acerca da estrutura do CO também revelam divergências entre os teóricos. Iniciada sua estruturação como campo de investigação independente assentado em quatro níveis de análises representados por subsistemas (Payne & Pugh, 1971), passando pela proposição de dois níveis - micro e macro - (Staw, 1984), observa-se ao finalda década de noventa uma outra proposta de configuração em três níveis: micro-organizacional, meso-organizacional e macro-organizacional (Wagner III & Hollenbeck, 1999). O primeiro nível de análise, comportamento micro-organizacional, tem contribuições teóricas acentuadas da Psicologia e focaliza os aspectos psicossociais do indivíduo e as dimensões de sua atuação no contexto organizacional. Osegundo, comportamento meso-organizacional, volta-se para questões relativas aos processos de grupos e equipes de trabalho, cuja compreensão teórica é oferecida por postulados da Antropologia, Sociologia e Psicologia Social. O terceiro nível de análise, comportamento macro-organizacional, com marcantes contribuições da Antropologia, Ciência Política e Sociologia, dá ênfase ao entendimento daorganização como um todo (Wagner III & Hollenbeck, 1999).










DESENVOLVIMENTO

VISÃO SISTÊMICA
Adotando três níveis de análises - individual, grupal e organizacional, Robbins (1999) propôs um modelo básico para os estudos do CO, especificando quais variáveis seriam temas de interesse de cada um. Para as análises no nível individual o autor arrola variáveis biográficas, de personalidade, valores,atitudes e habilidades. Estas influenciam os processos psicológicos de percepção, motivação e aprendizagem individuais que, por sua vez, afetam o processo de tomada de decisão individual. As análises sobre grupos/equipes de trabalho é representada no modelo por interações bidirecionais entre os processos de tomada de decisão grupal, comunicação, liderança, conflito, poder, política, estrutura de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps 1 etapa comportamento organizacional
  • Atps etapa 1 de comportamento organizacional
  • ATPS Etapa 1 Comportamento Organizacional
  • Atps comportamento organizacional etapa 1, 2 e 3
  • ATPS COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 1º SEMESTRE ETAPA 1
  • Atps 1 2 etapa comportamento organizacional
  • Atps comportamento organizacional etapas 1 e 2
  • ATPS Etapa 2 Comportamento Organizacional 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!