ATPS CompOrg

903 palavras 4 páginas
ETAPA 1 - PASSO 4
Mudança organizacional é qualquer alteração na relação entre a organização e o ambiente, visando a melhoria e eficácia organizacional, garantindo a satisfação de clientes e consequentemente superando seus concorrentes.
Para que haja um diferencial competitivo, já que o mercado está em constante mudança, é preciso acompanhar as necessidades do mercado e sempre identificar possíveis falhas com o intuito de maximizar a qualidade de seus produtos e serviços.
De acordo com essa introdução, podemos afirmar que o senhor Luís Augusto teve uma importante iniciativa em observar sua equipe, o modo de se comportarem no dia-a-dia e identificar possíveis falhas em cada setor da empresa, podendo assim traçar uma melhoria adequada para cada colaborador.
As mudanças organizacionais podem ocorrer das mais diversas formas dentro de uma empresa, como por exemplo:
Uma evolução tecnológica para ajudar o processo de produção, diminuindo gastos e aumentando a produtividade;
A motivação dos funcionários, gerando maior prazer e empenho no trabalho;
Em produtos que podem ser substituídos por outros mais atualizados, entre outras mudanças.

Os motivos de toda e qualquer mudança em uma organização estão dentro da própria empresa ou no ambiente em que ela está inserida, ou com a combinação de ambos. A mudança causada por estas forças vai depender de sua natureza e intensidade, mas também da própria capacidade e versatilidade da organização em enfrenta-las.
Adotar estratégias de mudança que obtenham sucesso envolve compreender aspectos do ambiente, dos indivíduos e da organização como um todo. Desta forma, identificar variáveis do contexto que estariam provocando as mudanças, sejam contínuas ou descontínuas, apresenta-se como uma vantagem para os gerenciadores da mudança, na medida em que esse conhecimento poderia permitir o manejo e a implantação da mudança, o aumento da eficácia organizacional e de sua chance de sobrevivência.
Apesar de reconhecidamente relevantes para a

Relacionados