ATPS Competências Profissioais

1928 palavras 8 páginas
ETAPA 1

Passo 1

A administração surgiu como maneira do homem resolver seus problemas práticos, de gerenciar seus recursos ou pessoas. E tal meio de gerenciamento se efetivou com a Revolução Industrial que provocou o crescimento rápido e desorganizado das empresas, o que demandou uma nova forma de administrar, mais científica no intuito de substituir a improvisação.
A partir de então, surgiram estudiosos que apresentaram os novos princípios de Administração, a Administração Científica, começando com Taylor, que dava ênfase nas tarefas com a racionalização do trabalho, com os objetivos de maior produção com o menor custo. Já na teoria com ênfase na estrutura, temos Fayol com a teoria clássica, e neoclássica, que tratava a administração como ciência e tinha o foco nas funções do administrador. A teoria da burocracia de Weber tratava sobre a racionalização do trabalho de acordo com o modelo burocrático da organização. A seguir, em 1932, surge o enfoque nas pessoas, com a teoria das relações humanas, com foco nas relações humanas e organização informal. Ainda dentro desta teoria, temos a teoria do comportamento organizacional e ateoria do desenvolvimento organizacional, ambas baseadas em pisicologia organizacional. Seguimos com a teoria com ênfase no ambiente, que possui a teoria estruturalista e da contigência, onde uma procura consolidar e expandir os horizontes da administração e a outra parte do princípio de que a administração responde à circusntâncias ambientais e tecnológicas da organização. Por fim temos a teoria da contingência, que tem foco na tecnologia e parte do princípio de que a administração é relativa e situacional, ou seja, depende de circunstâncias ambientais e tecnológicas da organização (OLIVEIRA, MORAES, DOURADO).
Conforme Chiavenato (2003, p. 4) o administrador deve possuir as seguintes habilidades: técnicas, humanas e conceituais, mas estas, requerem competências para que obtenham êxito, além de desenvolver outras três competências

Relacionados